Notícia no detalhe
FMIJ, SMDHS e UFF mostram reformulação que garante aprimoramento
Apresentação do novo modelo do Relatório Mensal de Atendimento (RMA) foi realizada durante um seminário de trabalho.
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), através do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA), apresentou nesta sexta-feira (1º), durante um seminário de trabalho, o novo modelo do Relatório Mensal de Atendimento (RMA) — documento que reúne informações e identifica perfis dos acolhimentos institucionais e da Proteção Social Especial como um todo. A presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, pontuou a reformulação, feita em parceria entre a Fundação, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), como um dos principais trabalhos realizados na FMIJ neste ano.
— Trata-se de um trabalho construído coletivamente: não só por instituições municipais, mas também envolvendo a universidade, e com a avaliação dos técnicos que irão utilizar este instrumento. Através dele seremos capazes de avaliar o trabalho e aprimorar as ações que já estão sendo desenvolvidas. Isso é unir conhecimento à prática. Por isso ele é tão fundamental para a FMIJ — explicou Suellen. Ela destacou ainda que, num segundo momento, este modelo de coleta de dados, avaliação e monitoramento será implantado também em toda a FMIJ, na Proteção Social Básica, de forma a aprimorar as atividades.
A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes; e o coordenador do CRCA, Renato Gonçalves, participaram do seminário e ressaltaram a importância do novo modelo, que contribuirá significativamente para a melhoria da avaliação e do monitoramento dos trabalhos realizados.
A reformulação vem sendo estudada e aplicada desde fevereiro, quando o Grupo de Trabalho de Monitoramento e Avaliação de Dados Estatísticos do CRCA buscou o apoio da UFF para aprimorar as pesquisas. Foi aberto um campo de estágio, fruto desta parceria, e as alunas do curso de Serviço Social da universidade também auxiliaram nas etapas de elaboração do novo instrumento.
Uma das características do novo RMA é que o documento, antes preenchido a mão pelos técnicos ou coordenadores dos acolhimentos, passará a ser digital e o próprio sistema acusará quando as informações alimentadas nele tiverem inconsistência. As equipes dos acolhimentos receberam treinamento e também um manual para utilizar a nova ferramenta, que a partir de agora passará por um período de teste, antes de ser implementada efetivamente no início de 2018, com dados já referentes ao ano que vem.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/09/2025 11:14:37 “Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
- 16/09/2025 11:08:40 Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
- 16/09/2025 09:34:45 Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
- 16/09/2025 09:15:00 GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
- 16/09/2025 08:45:17 Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
“Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
1609 11h08Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
1609 09h34Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
1609 09h15GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
1609 08h45Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles