Notícia no detalhe
Prefeitura e Anicer avançam na parceria para o setor ceramista
Ideia surgiu após um evento que reuniu diversos órgão em agosto. São mais de 100 cerâmicas, algumas com produtos além do tijolo e das telhas tradicionais.
Reafirmando o compromisso estabelecido em fomentar o fortalecimento do setor ceramista de Campos e região, o superintendente municipal de Planejamento, Marcel Cardoso, esteve reunido com o consultor técnico da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Antônio Carlos Pimenta, e demais representações do setor industrial e tecnológico estadual para firmar um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Campos, a Anicer e o Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção de Campos (SICCC). Eles vão atuar em parceria na implementação de um laboratório de certificação cerâmica nas dependências do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Cerâmica, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Campos.
Segundo o superintendente de Planejamento, o diálogo começou em agosto, durante reunião na sede da Anicer, no Rio de Janeiro, onde Sebrae, Coppe/UFRJ, SICCC, CVT Cerâmica da Faetec, Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Anicer e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) firmaram um acordo de intenções com o objetivo de fortalecer o setor cerâmico de Campos e região com ações que visem a melhoria da qualidade do produto final.
— São mais de 100 cerâmicas trabalhando, algumas com produtos além do tijolo e das telhas tradicionais, em um setor que já gerou mais de 5 mil empregos na cidade, atendendo o mercado do Estado do Rio e também ao mercado de outros Estados. A implementação de um laboratório dará condições de vermos um produto mais competitivo, certificado, que terá todas as análises do material que é desenvolvido, pois, atualmente, a maioria das cerâmicas enviam para o município de Três Rios suas amostras para serem certificadas, e isto gera um custo, então precisamos garantir que as cerâmicas tenham um produto competitivo no mercado, certificado e sustentável, com um maior processo de inovação para atingir novos mercados consumidores — explicou Marcel Cardoso.
O consultor técnico da Anicer, Antônio Carlos Pimenta, disse que a reunião foi um desdobramento do diálogo iniciado em agosto com a Prefeitura de Campos e as entidades do setor.
— Estamos debatendo o desenvolvimento das indústrias de cerâmica vermelha do município de Campos. Nossa intenção é tornar esse polo cerâmico da região, tão importante para o Estado do Rio de Janeiro, mais competitivo. Esse trabalho junto aos ceramistas inclui, também, uma pesquisa de mercado. Nossa percepção sobre o que as pessoas querem irá direcionar um pouco os nossos trabalhos, precisamos saber das necessidades do mercado para sairmos mais forte desta recessão, e para isso, o diálogo está consolidado e precisamos trabalhar juntos – afirmou o consultor técnico da Anicer, Antonio Pimenta.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
- 24/11/2025 15:20:51 Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
- 24/11/2025 14:40:16 Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
2411 15h20Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
2411 14h40Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















