Notícia no detalhe
Projetos de escolas municipais recebem prêmio e vão para o Rio
Ao todo, foram selecionadas pela feira municipal quatro escolas. Os vencedores conquistaram o direito de participar com passagem, hospedagem e alimentação gratuita.
Alunos e professores das escolas de Campos que tiveram seus projetos selecionados entre os melhores na V Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação participaram na manhã desta terça-feira (21) da premiação na sede da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Os vencedores conquistaram o direito de participar — com passagem, hospedagem e alimentação gratuita — da feira estadual, que acontece na cidade do Rio de Janeiro, no Cefet/campus Maracanã, neste sábado (25) e domingo (26).
— Muitos têm oportunidade, mas poucos sabem aproveitá-las e estes alunos souberam. A ciência é transformadora, nos instiga a sempre melhorar. Espero que eles levem esta experiência para vida e se aprimorem sempre mais — ressalta a coordenadora de Ciências da Smece, Carla Salles, destacando que entre os critérios utilizados na avaliação dos projetos se destacam: a inovação, a criatividade, a metodologia e a clareza.
Ao todo, foram selecionadas pela feira municipal quatro escolas (número limite, de acordo com o regulamento), sendo três da rede municipal e uma da rede estadual. Foram elas: E.M. Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, do Farol de São Tomé; E.M. Dr. Getúlio Vargas, de Tócos; E.M. Eloy Ornelas, de Vila Nova; a Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo; Entretanto, outra unidade estadual, o Ciep Nilo Peçanha, teve dois de seus projetos selecionados de forma independente.
Os trabalhos apresentados foram, respectivamente: “A contribuição da energia eólica para o desenvolvimento sustentável: em foco o Farol de São Thomé”; “Simulador de Tornados: um modelo para compreender”; “Purificação da água por eletrofloculação”; “Levantamento dos custos de produção no processamento de banana desidratada na agroindústria familiar”. O Ciep Nilo Peçanha disputará os trabalhos: "Promoção da MONGUBA como fonte nutricional" e "Extraindo essências com materiais de baixo custo".
Entre os alunos que tiveram projetos selecionados está Cristian Martins, da E.M. Dr. Getúlio Vargas, o primeiro estudante do Brasil a nomear um asteroide. “Participar da feira estadual é uma grande oportunidade. Nos impulsiona a querer ir cada vez mais longe, com mais interesse pela pesquisa”, confessa.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município