Notícia no detalhe
Procon: validade de produtos deve estar mais visível
A superintendência do Procon/Campos está fiscalizando o cumprimento da Lei nº 8.799/17, sancionada em outubro pelo prefeito Rafael Diniz, que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem,
A superintendência do Procon/Campos está fiscalizando o cumprimento da Lei nº 8.799/17, sancionada em outubro pelo prefeito Rafael Diniz, que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem, de maneira explícita, em cartazes, as datas de validade dos produtos alimentícios e de higiene e limpeza que se encontrem em promoção. O superintendente Douglas Leonard e equipe têm percorrido os estabelecimentos do município.
A exposição deve ser feita por meio de cartazes, contendo as seguintes informações: “Consumidor, observe a validade dos produtos em promoção”, além da descrição e validade. Segundo Douglas, a prática de colocar em promoção produtos próximos do vencimento do prazo de validade, é comum entre supermercados e estabelecimentos similares.
— Neste caso, é necessária a divulgação, de maneira mais ampla e clara possível, assegurando que o consumidor tenha conhecimento das qualidades e características do produto que está adquirindo, evitando, desta forma, as eventuais complicações — ressaltou o superintendente.
A lei tem como base os direitos consagrados no Código de Defesa do Consumidor, que estabelece uma série de garantias a serem cumpridas dentro das relações de consumo. O projeto visa promover uma melhor divulgação da validade dos produtos alimentícios, de higiene e limpeza, que se encontrem em promoção.
— Durante as compras no supermercado, e mesmo no consumo ou uso destes produtos, o consumidor pode não se atentar aos prazos de validade, o que pode levar a intoxicações alimentares, infecções e demais complicações relacionadas ao consumo de alimentos ou ao uso de produtos de limpeza e higiene fora do prazo de validade — completa.
Ainda segundo Douglas, o controle é feito por meio de fiscalizações espontâneas ou através de denúncias. “É rotina do órgão fiscalizar todos os fornecedores de produtos e serviços, inclusive os estabelecimentos. Até este mês, o Procon apreendeu mais de uma tonelada de produtos irregulares de 56 supermercados do município”.
Para denúncias, os consumidores devem entrar em contato com o Procon através do telefone (22) 98175 2561 ou na própria sede do órgão, localizado na Av. José Alves de Azevedo, 236 – Centro.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/07/2025 15:31:23 Secretarias promovem ação integrada de fiscalização em Lagoa de Cima
- 19/07/2025 10:19:28 Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
- 19/07/2025 09:49:02 Patrulhas do Estradas do Produtor em Travessão, Rio Preto e Espirito Santinho
- 19/07/2025 09:15:13 Projeto MPT na Escola vai premiar alunos com os melhores trabalhos em 2025
- 19/07/2025 08:31:47 Hospital Ferreira Machado realiza mais de mil cirurgias em seis meses
Secretarias promovem ação integrada de fiscalização em Lagoa de Cima
1907 10h19Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
1907 09h15Projeto MPT na Escola vai premiar alunos com os melhores trabalhos em 2025
1907 09h49Patrulhas do Estradas do Produtor em Travessão, Rio Preto e Espirito Santinho
1907 08h31Hospital Ferreira Machado realiza mais de mil cirurgias em seis meses
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda