Notícia no detalhe
Procon: validade de produtos deve estar mais visível
A superintendência do Procon/Campos está fiscalizando o cumprimento da Lei nº 8.799/17, sancionada em outubro pelo prefeito Rafael Diniz, que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem,
A superintendência do Procon/Campos está fiscalizando o cumprimento da Lei nº 8.799/17, sancionada em outubro pelo prefeito Rafael Diniz, que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem, de maneira explícita, em cartazes, as datas de validade dos produtos alimentícios e de higiene e limpeza que se encontrem em promoção. O superintendente Douglas Leonard e equipe têm percorrido os estabelecimentos do município.
A exposição deve ser feita por meio de cartazes, contendo as seguintes informações: “Consumidor, observe a validade dos produtos em promoção”, além da descrição e validade. Segundo Douglas, a prática de colocar em promoção produtos próximos do vencimento do prazo de validade, é comum entre supermercados e estabelecimentos similares.
— Neste caso, é necessária a divulgação, de maneira mais ampla e clara possível, assegurando que o consumidor tenha conhecimento das qualidades e características do produto que está adquirindo, evitando, desta forma, as eventuais complicações — ressaltou o superintendente.
A lei tem como base os direitos consagrados no Código de Defesa do Consumidor, que estabelece uma série de garantias a serem cumpridas dentro das relações de consumo. O projeto visa promover uma melhor divulgação da validade dos produtos alimentícios, de higiene e limpeza, que se encontrem em promoção.
— Durante as compras no supermercado, e mesmo no consumo ou uso destes produtos, o consumidor pode não se atentar aos prazos de validade, o que pode levar a intoxicações alimentares, infecções e demais complicações relacionadas ao consumo de alimentos ou ao uso de produtos de limpeza e higiene fora do prazo de validade — completa.
Ainda segundo Douglas, o controle é feito por meio de fiscalizações espontâneas ou através de denúncias. “É rotina do órgão fiscalizar todos os fornecedores de produtos e serviços, inclusive os estabelecimentos. Até este mês, o Procon apreendeu mais de uma tonelada de produtos irregulares de 56 supermercados do município”.
Para denúncias, os consumidores devem entrar em contato com o Procon através do telefone (22) 98175 2561 ou na própria sede do órgão, localizado na Av. José Alves de Azevedo, 236 – Centro.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
- 11/10/2025 08:23:22 Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
1110 08h23Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município