A Praça da República de Campos recebeu grande movimentação na manhã desta sexta-feira (17), em mais uma ação do Projeto “Frutas no Quintal”, da Superintendência de Agricultura e Pecuária. Quem passou pelo local a partir das 8h, pôde observar uma fila extensa formada para a distribuição de mil mudas de árvores frutíferas e 200 ornamentais. A realização do projeto tem apoio da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo e da concessionária Autopista Fluminense.
— É muito importante sempre trabalhar com parcerias, para que possamos desenvolver projetos como esse, sem gerar custo. Contamos com a doação de terras para o plantio por parte da Autopista e a utilização do espaço da Escola Agrícola, como estamos mantendo conversas com municípios vizinhos. E assim, conseguimos chegar a esse resultado — pontuou o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
A organização do projeto chamou a atenção do corretor de seguros Roberto de Moraes. “A superintendência está de parabéns pelo trabalho. Muito bem organizado. A gente é atendido com rapidez e com as orientações corretas no ato da entrega. Tudo muito bem feito, sem nada para reclamar”, destacou.
Entre as 1.200 mudas distribuídas, graviola, pimenta, açaí, jaca, limão, entre outras diferentes espécies, além do coco anão, distribuído pela primeira vez pelo projeto, com 200 mudas. Com esta edição, já passa de sete mil o número de diferentes mudas doadas pelo órgão à população, somente este ano.
Para o caldeireiro Willian Ferreira, a variedade de mudas, além da novidade do dia, distribuição de coco anão, chamaram a atenção. “Eu e minha esposa viemos por causa do coco, mas vimos tanta coisa boa que ficamos com vontade de levar uma de cada tipo. Saímos satisfeitos e vendo a ação como muita válida e positiva”, opinou.
Segundo Nildo Cardoso, com o sucesso do “Frutas no Quintal”, novas distribuições serão feitas nos próximos meses.
— Em dezembro faremos novamente nesta Praça, movimentando a Feira da Roça, da mesma forma que no Verão, no Farol de São Thomé, programando grandes realizações e repetindo o número de cerca de mil mudas. Nossa primeira edição também foi lá no Farol, com 800 doações — disse Nildo.