O município de Campos está entre os primeiros na liderança do “game” do programa “Cidades Empreendedoras”, do Sebrae-RJ, quase dobrando a pontuação, entre as 11 cidades participantes em todo o estado. O crescimento foi conquistado após atualização de dados desde o início do ano, quando a prefeitura aderiu ao programa, com a implantação de medidas que visam à desburocratização e à criação de ambiente favorável aos negócios e consequente desenvolvimento.
O crescimento foi apontado, nesta quarta-feira (18), durante a quarta reunião do Conselho Gestor do programa no município, que reúne representantes de diversas secretarias e superintendências, realizada no auditório da prefeitura. O prefeito Rafael Diniz participou do encontro e voltou a ressaltar a interação entre os órgãos municipais para implementação das políticas.
— Este é um projeto que sempre defendi e temos no Sebrae-RJ um grande parceiro, mas é preciso que todos participem, que todos colaborem. Portanto, temos que fazer a nossa parte para alcançarmos o resultado desejado, que é o de termos uma administração moderna e eficiente — destacou o prefeito.
Na reunião, a consultora Adriana Barreto, do Sebrae-RJ, e a coordenadora do programa no estado, Flávia Guedes, foram conferindo e atualizando todos os dados relativos às medidas implantadas desde o último encontro que tratou do assunto, há quase dois meses. Nesse período, foram registrados importantes avanços, como a inauguração da sala da Junta Comercial do estado (Jucerja), a reforma do Código Tributário e apresentação das ações que visam a atração de investimentos, fomento à agricultura familiar dentre outras medidas.
— Essa é uma evolução resultante do trabalho realizado em parceria. Não estamos medindo o avanço dos municípios quanto aos recursos arrecadados, mas destacando aqueles que, mesmo diante de poucos recursos, conseguem adotar medidas para promover a desburocratização e criar um ambiente favorável aos negócios — afirmou Adriana Barreto.
— A pontuação para o município é de suma importância pois fortalece as ações voltadas para o desenvolvimento, principalmente, para os pequenos e médios empresários e os produtores rurais. É resultado de um trabalho, que vem sendo realizado desde o início do ano, viabilizando a agricultura familiar, compras governamentais, desburocratização, nas ações voltadas para o empreendedorismo no município. É um processo ainda em andamento e nós estamos empenhados em apresentar outras ações que precisamos apresentar ao Sebrae — afirmou o superintendente.
Participaram ainda da reunião os superintendentes de Agricultura, Nildo Cardoso; o de Ciência Tecnologia e Inovação, Romeu Silva e Neto; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Cardoso, os secretários de Gestão, André de Oliveira; e de Fazenda, Leonardo Wigand; os presidentes do Fundecam, Rodrigo Lira; da Codemca, Vinícius Vieira; o gerente regional do Sebrae, Gilberto Soares, e o presidente do Sindicato Rural, Ronaldo Bartholomeu.