Notícia no detalhe
Dia D: CCZ vacina cães e gatos neste sábado na área urbana
A ação foi iniciada às 9h em 65 pontos distribuídos em locais estratégicos do município e segue até as 16h. Nas primeiras horas de trabalho, mais 160 animais já haviam sido vacinados em apenas um dos pontos.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos realiza neste sábado (7) o Dia D de vacinação, após dois anos sem nenhuma realização de campanhas. A ação foi iniciada às 9h em 65 pontos distribuídos em locais estratégicos do município e segue até as 16h. Nas primeiras horas de trabalho, mais 160 animais já haviam sido vacinados em apenas um dos pontos.
O técnico em mecânica Jorge Luiz Carvalho, de 53 anos, levou seu cão para vacinar. "Temos que estar atentos aos cuidados com os animais e é importante prevenir contra a raiva. Não deixo de dar nenhuma vacina ao meu cachorro e todos os donos de animais deveriam fazer o mesmo", comentou.
A coordenadora da campanha de vacinação, a veterinária Francimara Araújo, informou que mais 600 pessoas atuam no Dia D, entre funcionários do CCZ e voluntários da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Ela destacou que o CCZ não disponibiliza material para que o dono do animal aplique a vacina em casa, por determinação da Secretaria de Estado de Saúde.
- Em casos de pessoas que tenham mais de 5 a 10 animais ou quando o dono do animal não tenha a real possibilidade de se deslocar até algum ponto de vacinação, nós estamos anotando o telefone da pessoa para posteriormente agendarmos uma visita. Porém, o ideal é que o animal venha até algum ponto de vacina -, explicou. Caso alguma pessoa possua alguma impossibilidade de deslocamento, a solicitação da visita pode ser feita através do telefone 98126-5234.
Transmitida, em geral, por mordida, arranhões ou lambida de animais infectados, a raiva mata uma pessoa no mundo a cada 15 minutos. No Brasil, onde as campanhas de controle acontecem desde a década de 1990, a doença já fez pelo menos duas vítimas fatais este ano: um homem na Bahia e uma mulher em Pernambuco.
Sem contra indicação - A vacina contra a raiva, que vem sendo aplicada em cães e gatos, não mata e não tem contra indicações. Desde o início da campanha, o CCZ vem informando as restrições para a vacinação: “Animais doentes, em tratamento ou não, e fêmeas prenhas e/ou amamentando, não devem ser vacinados neste momento. Os donos deverão entrar em contato com CCZ para que os animais sejam vacinados posteriormente”, explica a médica veterinária Francimara de Araújo, responsável pela campanha, que teve início no último dia 1º de julho.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















