Representantes de seis municípios do Norte Fluminense participaram, na manhã desta sexta-feira (29), do 1º Encontro Regional de Secretários Municipais sobre Envelhecimento Saudável, que debateu as políticas desenvolvidas na região. A reunião, realizada na Superintendência municipal dos Direitos do Idoso, também foi preparatória para o 1º Fórum Intermunicipal de Envelhecimento Saudável, que será realizado em Campos no dia 9 de outubro, no Teatro de Bolso.
Além de Campos, participaram representantes de Quissamã, Carapebus, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. A superintendente dos Direitos do Idoso de Campos, Heloisa Landim, fez um amplo relato dos avanços obtidos nos últimos oito meses na assistência ao idoso, após encontrar inúmeros problemas. Dentre os avanços, a reorganização das consultas médicas na Casa da Convivência, a reabertura do Clube da Terceira Idade em Farol e a criação de inúmeros projetos.
— Esse foi um primeiro encontro, inédito, entre os municípios da nossa reunião para início dos debates sobre como poderemos nos unir em ações conjuntas em busca de conquistas para os idosos. No fórum intermunicipal do próximo dia 9, teremos a presença da deputada federal Cristiane Brasil, com quem já temos mantido encontros em busca de avanços na política para os idosos em nosso município. E será a oportunidade para os demais municípios apresentarem suas reivindicações, seus projetos, para formarmos um “Cinturão do Envelhecimento Saudável” envolvendo a nossa região — afirmou a superintendente dos Direitos do Idoso de Campos.
Ao final do encontro, foi definida uma agenda de reuniões regionais mensais. A primeira será no dia 26 de outubro, em Quissamã.
Na reunião desta sexta, representaram seus municípios, em companhia de integrantes dos Conselhos dos Idosos, a secretária de Assistência Social de Quissamã, Tânia Regina Magalhães; a de Carapebus, Cíntia Barcelos; o secretário de Cardoso Moreira, Fausto da Rocha; e o de São Francisco de Itabapoana, Fagner Azeredo. A secretária de São João da Barra, Cláudia Maria Falcão, foi representada pela presidente do Conselho do Idoso, Aline Pontes. São Fidélis não mandou representante.