Notícia no detalhe
Prefeitos analisam by-pass para Complexo Farol-Barra do Furado
"O Complexo Logístico e Naval Farol-Barra do Furado vai mudar a geografia física no entorno da foz do Canal das Flechas. Eu e o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, temos a preocupação de cuidar para que o desenvolvimento nesta região se dê de forma planejada e, por isso, no mês que vem, vamos iniciar estudos macros sobre a geologia e economia de toda a região". O anúncio foi feito pelo prefeito de Campos, Nelson Nahim, no início da tarde desta quarta-feira (20), durante encontro realizado em Barra do Furado, com técnicos das duas prefeituras e engenheiros das construtoras Odebrecht, OAS e Queiróz Galvão, que realizam procedimentos técnicos para a realização da dragagem do canal e do by-pass, obras necessárias para permitir a navegação de navios que serão fabricados em dois estaleiros já previstos na margem do Canal das Flechas.
Durante o almoço de trabalho, o prefeito Nahim e o prefeito Armando Carneiro, assessorados pelo corpo técnico das respectivas prefeituras, discutiram o detalhamento para a execução das obras de infra-estrutura orçadas em R$ 166 milhões para a dragagem, o by pass, a construção de mais 130 metros de enrocamento de pedras (conclusão do espigão já existente) e da construção de um píer de 400 metros para adequação das correntes marinhas no lado Sul da foz do canal, para evitar o assoreamento.
Sistema by pass - Participou da reunião o engenheiro australiano, Graeme McIlwain, criador do método by pass, que transfere milhões de metros cúbicos de sedimentos da região que foi alterada pelo acúmulo de materiais (areia) para a região que sofreu o processo de erosão. McIlwain explicou que o sistema compreende a implantação de super bombas e tubulações especiais, que vão fazer a injeção de água na faixa de areia a ser removida e bombear o sedimento dissolvido por tubos em terra firme, para aterrar área que foi erodida e que novamente será recuperada.
Após a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo de Campos, Eraldo Bacelar, ressaltou que o Complexo Farol-Barra do Furado vai transformar toda a região com a geração de emprego e renda. “Os investimentos que Campos e Quissamã farão aqui na dragagem e no by-pass vão resolver um antigo problema de ordem ambiental no entorno da foz do Canal das Flechas, que é a erosão da praia no trecho Farol de São Tomé e o assoreamento da praia do lado de Quissamã, além de gerar 15 mil empregos”.
O secretário de Obras e o coordenador de Infra-Estrutura de Campos, César Romero e Antônio José Petrucci, destacaram que "os trabalhos estão sendo realizados de forma imperceptível, tendo em vista que, na primeira etapa, são refeitos levantamentos de batimetria, granulometria da areia e sondagens de toda a área, a fim de definir os equipamentos e locais onde instalar os pesados equipamentos para a realização das obras".
Últimas Notícias adicionadas
- 19/09/2025 10:33:27 Cerca de cinco mil pessoas devem participar do desfile cívico de Guarus no domingo
- 19/09/2025 10:31:54 Teatro de Bolso recebe exibição de dois filmes campistas, nesta sexta-feira
- 19/09/2025 10:15:22 Iluminação Pública segue com instalações de LED na região da Penha
- 19/09/2025 10:04:03 Guarda dá início a 4ª turma de capacitação e especialização do Ronda Escolar
- 19/09/2025 09:30:53 Ações de Campos para fomento à economia inspiram município de Porciúncula
Cerca de cinco mil pessoas devem participar do desfile cívico de Guarus no domingo
1909 10h31Teatro de Bolso recebe exibição de dois filmes campistas, nesta sexta-feira
1909 10h15Iluminação Pública segue com instalações de LED na região da Penha
1909 10h04Guarda dá início a 4ª turma de capacitação e especialização do Ronda Escolar
1909 09h30Ações de Campos para fomento à economia inspiram município de Porciúncula
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles