Notícia no detalhe
Campanha Nacional de Vacinação atualiza caderneta
A diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, abriu em Campos, no Jardim São Benedito, na manhã deste sábado (16), os trabalhos do "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da Caderneta de Vacinaç
A diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, abriu em Campos, no Jardim São Benedito, na manhã deste sábado (16), os trabalhos do "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da Caderneta de Vacinação, que em todo o país pretende vacinar cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Segundo ela, em todo o município, o trabalho é realizado também em mais 50 salas de vacinação.
- Esperamos vacinar neste "Dia D" pelo menos 8 mil pessoas, que foi o número do ano passado. E cerca de 15 mil até o próximo dia 22, quando termina a multivacinação, iniciada no último dia 11. Por isso orientamos a quem não procurou um dos locais no "Dia D", que vá a um dos postos de vacinação até o dia 22 - afirmou Andréya Moreira.
São 15 diferentes tipos de vacina para as crianças e seis para os adolescentes. Quem prefere não deixar para a última hora, aproveitou o "Dia D" para colocar o calendário de vacinação dos filhos em dia. "Eu sempre aproveito esse dia para vacinar as crianças e dessa vez não foi diferente. Prefeito não arriscar", afirmou a comerciária Juliana Gomes, 35 anos, ao lado dos filhos João Pedro, de 8 anos, e Maria Júlia, de 3.
O Brasil registrou, em 2016, a menor cobertura vacinal dos últimos 10 anos, segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues. “Não podemos dizer que é uma tendência, mas preocupa. Por isso queremos reverter essa situação. O objetivo é resgatar os não vacinados para que esse dado não se repita em 2017”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, 760 mil crianças, por exemplo, não receberam a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose. “A BCG tem cobertura vacinal de 98%, apenas 2% não foram vacinadas. Quando se fala de cobertura é bom, mas mesmo esses 2% é um volume importante de crianças”, explicou Carla.
Ainda segundo o Ministério, muitas doenças erradicadas no Brasil ou mesmo controladas ainda não estão eliminadas e podem representar risco a não vacinados. “A população começa a achar que a vacina é desnecessária. Estamos vendo surto de sarampo nos países desenvolvidos. Se não mantivermos elevada a cobertura vacinal, voltaremos a ter essas doenças circulando no mundo”, disse Carla, explicando que o fluxo de turismo e comércio no mundo globalizado facilita a circulação de doenças entre os países.
De acordo ainda com o Ministério da Saúde, em 2017 foram registradas mortes por sarampo em países como Alemanha, Portugal, Itália, França, Bulgária e Romênia. Na Venezuela também houve casos de sarampo e mortes por difteria.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















