Notícia no detalhe
Musicoterapia no HGG auxilia no tratamento dos pacientes
O Hospital Geral de Guarus, buscando a excelência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece, de segunda à sexta-feira, o serviço de Musicoterapia, que integra o setor de Reabilitação da unidade hospitalar. A especialidade vem ajudando muitos pacientes a obterem melhores resultados no tratamento das doenças. A equipe é formada por três musicoterapeutas e oferece atendimento individual e em grupo, favorecendo a habilitação ou a reabilitação de bebês, crianças, adultos e idosos.
Segundo a musicoterapeuta, Amélia Maria Gomes Lima, durante o tratamento são utilizadas diferentes experiências e atividades musicais por meio de técnicas musicoterápicas como a improvisação, composição, audição e interpretação, com o objetivo de equilibrar a auto-estima, estimular a memória, desenvolver a iniciativa, concentração, cognição, coordenação motora e consciência corporal.
- Essas técnicas ajudam a promover o relacionamento humano e a comunicação terapêutica. Traçamos um plano de ação para cada paciente e, de acordo com a melhora dele, vamos dando alta dentro da nossa especialidade - disse Amélia.
A profissional explicou que os pacientes participam de diferentes especialidades, ao mesmo tempo, dentro do setor de reabilitação, que oferece, ainda, serviços em fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social, enfermaria e ortopedia. “Um grupo de recepção formado por um técnico de cada área do setor de reabilitação faz o encaminhamento do paciente para as especialidades necessárias, de acordo com seu quadro clínico. Normalmente, ele é atendido em pelo menos três áreas diferentes”, ressaltou.
Técnica - A música funciona como facilitadora da expressão das emoções, dos pensamentos e da reflexão, como ressalta Amélia, podendo trabalhar positivamente o medo, a angústia, a insegurança, o estresse e a dor. O atendimento acontece, atualmente, das 7h às 12h, mas será ampliado para o turno da tarde em alguns meses. O setor conta com os mais variados instrumentos, como flauta, teclado, bateria, piano, órgão, violão, e todos os instrumentos de percussão em geral. O tratamento pode durar de seis meses a dois anos, depende da evolução do paciente. O encaminhamento médico é feito do próprio ambulatório do hospital ou de outra unidade de saúde da cidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda