Notícia no detalhe
Musicoterapia no HGG auxilia no tratamento dos pacientes
O Hospital Geral de Guarus, buscando a excelência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece, de segunda à sexta-feira, o serviço de Musicoterapia, que integra o setor de Reabilitação da unidade hospitalar. A especialidade vem ajudando muitos pacientes a obterem melhores resultados no tratamento das doenças. A equipe é formada por três musicoterapeutas e oferece atendimento individual e em grupo, favorecendo a habilitação ou a reabilitação de bebês, crianças, adultos e idosos.
Segundo a musicoterapeuta, Amélia Maria Gomes Lima, durante o tratamento são utilizadas diferentes experiências e atividades musicais por meio de técnicas musicoterápicas como a improvisação, composição, audição e interpretação, com o objetivo de equilibrar a auto-estima, estimular a memória, desenvolver a iniciativa, concentração, cognição, coordenação motora e consciência corporal.
- Essas técnicas ajudam a promover o relacionamento humano e a comunicação terapêutica. Traçamos um plano de ação para cada paciente e, de acordo com a melhora dele, vamos dando alta dentro da nossa especialidade - disse Amélia.
A profissional explicou que os pacientes participam de diferentes especialidades, ao mesmo tempo, dentro do setor de reabilitação, que oferece, ainda, serviços em fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social, enfermaria e ortopedia. “Um grupo de recepção formado por um técnico de cada área do setor de reabilitação faz o encaminhamento do paciente para as especialidades necessárias, de acordo com seu quadro clínico. Normalmente, ele é atendido em pelo menos três áreas diferentes”, ressaltou.
Técnica - A música funciona como facilitadora da expressão das emoções, dos pensamentos e da reflexão, como ressalta Amélia, podendo trabalhar positivamente o medo, a angústia, a insegurança, o estresse e a dor. O atendimento acontece, atualmente, das 7h às 12h, mas será ampliado para o turno da tarde em alguns meses. O setor conta com os mais variados instrumentos, como flauta, teclado, bateria, piano, órgão, violão, e todos os instrumentos de percussão em geral. O tratamento pode durar de seis meses a dois anos, depende da evolução do paciente. O encaminhamento médico é feito do próprio ambulatório do hospital ou de outra unidade de saúde da cidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 18:22:47 Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
- 19/05/2025 17:24:14 Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
- 19/05/2025 16:59:24 Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
- 19/05/2025 15:54:35 Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
- 19/05/2025 14:11:23 CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
1905 17h24Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
1905 16h59Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
1905 15h54Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
1905 14h11CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa