Dezesseis professores voluntários, ligados a várias escolas e universidades situadas no município, ministram, gratuitamente, as aulas para 60 alunos do Pré-Enem Social com as matérias que irão constar nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. As aulas acontecem na sede da Superintendência Municipal da Igualdade Racial (Supir), na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, número 129 – Centro.
Nesta segunda-feira (4), na sede da (Supir), no primeiro encontro de alunos e professores, o diretor de projetos da Supir e formando de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Diogo Lima, falou sobre as diretrizes do curso e também sobre a necessidade de os vestibulandos estarem focados.
— Hoje foi mais uma conversa informal, onde cada aluno pôde falar de suas expectativas em relação à prova, aos estudos. Serão dois meses de curso e muito conteúdo, foi muito bom esse primeiro contato. É o começo de um entendimento para que a turma siga unida e focada no objetivo — afirmou Diogo Lima, destacando que os horários e os dias de aula serão informados sempre com antecedência aos alunos.
Focada em conquistar uma vaga no curso de Medicina Carolina Froes Souto, 26 anos, se mostrou motivada com o primeiro contato com o curso.
— Eu já havia tentado o vestibular outras vezes para medicina e estava desanimada, mas o meu namorado me falou aqui do curso. Pude ver as pessoas aqui hoje muito empolgadas com tudo que foi dito, sobre as atividades durante o curso — disse.
A superintendente da Igualdade Racial, Lucia Talabi, defende que a iniciativa sirva de exemplo para que outras pessoas busquem participar de ações voluntárias na cidade, levando mudança para as pessoas.
— Esta iniciativa é a afirmação da política pública inclusiva do governo Rafael Diniz, que compreende as necessidades do coletivo e busca através da integração de forças, gerar oportunidades que tragam uma mudança positiva na vida das pessoas. É algo muito bom ver um movimento de professores voluntários doando um pouco de seu tempo e conhecimento, fazendo algo pelo bem do semelhante, promovendo mudança na vida das pessoas — destaca Lúcia Talabi.