“A Criança Pede" debate intolerância religiosa nas escolas
Com 13 anos, projeto contou a participação do delegado titular da 145ª DP, de São João da Barra, Carlos Augusto Guimarães, na quarta-feira, na Escola Maria Lucia
Alunos e professores da Escola Municipal Maria Lucia, no Turf, puderam acompanhar a palestra “Intolerância religiosa dentro da unidade escolar”, promovida pelo projeto “A Criança Pede”, nesta quarta-feira (30), desenvolvido pelo guarda municipal Ivan de Souza. Convidado pelo projeto, o delegado titular da 145ª DP, de São João da Barra, Carlos Augusto Guimarães, proferiu a palestra e dialogou sobre temas como a discriminação, o preconceito e o bullying dentro da escola com cerca de 40 alunos em sala de aula.
— O objetivo de estar aqui é comemorar os 13 anos desse trabalho do Ivan, nós já fizemos outras palestras aqui no projeto. Normalmente, costumava abordar ato infracional, bullying e outras questões relacionadas à escola, mas dessa vez tive um novo desafio em abordar uma questão tão atual como a intolerância religiosa. Gosto de contribuir e prestigiar essa iniciativa tão altruísta do projeto “A Criança Pede” nas escolas, transmitindo conhecimento para todos os alunos — pontuou o delegado Carlos Augusto Guimarães.
Guarda civil municipal há 18 anos, Ivan de Souza vem desenvolvendo seu projeto de forma dedicada no município, conhecendo as realidades das escolas e dialogando dentro de sala de aula com o objetivo de transmitir uma mensagem positiva sobre união, gratidão e amor ao próximo aos alunos.
— Ao longo desses 13 anos sempre busquei abordar assuntos interessantes aos alunos, coisas em evidência na mídia, na cidade e no mundo. Nunca deixo de conversar com eles sobre os valores cristãos, como, a união, a ternura, a gratidão, a tolerância e o amor ao próximo, não apenas as leis. Nós apontamos um caminho que traga uma melhoria na vida deles, apesar da grande resistência dos alunos, que, na maioria das vezes, vivem o desemprego e estão inseridos em uma realidade de violência em seus bairros. É um problema social, mas não é uma sentença, por isso é importantes cultivar esses valores com os mais jovens — afirma Ivan de Souza, destacando que o projeto conta com o apoio da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.
As unidades de ensino que queiram receber as palestras do projeto “A Criança Pede” podem agendar pelo telefone: (22) 997107168 ou podem se dirigir à Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte, no departamento pedagógico. O órgão fica na Praça Cinco de Julho, 60 - Antigo Prédio da Estação.