O município de Campos vai sediar entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, o Startup Weekend. Essa é a primeira vez que o maior evento educacional do mundo sobre startups será realizado em Campos e na região Norte Fluminense. A prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, apoia o evento de forma institucional e na divulgação. O Startup Weekend vai acontecer na Universidade Estácio de Sá (Unesa) e as inscrições podem ser feitas através do site (
clique aqui).
O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Sergio Cardoso, esteve reunido na última semana com o diretor executivo da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pompílio Reis e um dos organizadores do evento, Pedro Perrone. Na ocasião, eles debateram possíveis parcerias que poderiam atuar no Startup Weekend, como a Firjan e o Sebrae.
A startup é um empreendimento de crescimento rápido, em busca de um modelo de negócios escalável, que visa atender uma necessidade de mercado desenvolvendo um processo, serviço ou produto inovador. Já o Startup Weekend é um programa de imersão de 54 horas, onde durante um fim de semana desenvolvedores, designers e pessoas de negócios se unem para compartilhar ideias, formar times, construir produtos e lançar startups.
Segundo Mario Sergio, ao apoiar o evento, a Prefeitura de Campos dá o pontapé inicial em dois principais programas de governo, incluídos no Plano Plurianual (PPA) que é o Fábrica de Ideias e o Campos Cidade Criativa, Inovadora e Sustentável.
— São as chamadas novas economias, que se tornarão um viés alternativo a “royaltydependência”, contribuindo para a Campos além dos royalties, e que serão o fio condutor comum aos demais projetos elaborados pela secretaria de Desenvolvimento, como o Cluster Logístico Industrial — comentou.
Pedro Perrone explicou que o Startup Weekend já foi realizado mais de 270 vezes em todo o Brasil. "Nosso objetivo é contribuir para a fundação e o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e startup em Campos e região, e acreditamos que o Startup Weekend é um ótimo caminho para começar a colocar isso em prática. Em meio à crise do petróleo, acreditamos que Campos vive um momento ideal para buscar alternativas e alimentar uma economia tão transformadora como a de startups", disse.