Notícia no detalhe
Prefeitura e AIC estudam retomada do Monitor Campista
O movimento “Volta Monitor”, formado por ex-funcionários, colaboradores, Associação de Imprensa Campista (AIC) e Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, deu mais um passo na organização da edição especial do jornal Monitor Campista, que será lançada em novembro, junto com a exposição. O jornal teve suas atividades interrompidas em novembro de 2009. Representantes da prefeitura, Thiago Bellotti e o superintendente adjunto de Comunicação, Paulo Roberto Rangel, receberam o presidente da AIC, Vitor Menezes, nesta segunda-feira (03), na sede da prefeitura. Entre os assuntos tratados, a utilização da marca Monitor Campista, cedida ao município em 2014. O jornal foi fundado em 1834.
De acordo com Bellotti, a prefeitura vai oferecer total apoio para o projeto e, para isso, os primeiros passos são buscar a Procuradoria Geral do Município e a Superintendência de Programas e Projetos. “Infelizmente, o município vive um momento difícil com uma receita de R$ 1,4 bilhão a menos, em relação ao ano passado, e isso inviabiliza a utilização de recursos, mas o Monitor Campista é um patrimônio do município e vamos dar total apoio”, ressaltou, destacando o momento de mudanças que os veículos de comunicação vêm atravessando com a migração para a versão on-line.
- A Procuradoria Geral vai oferecer todo o suporte jurídico necessário devido à cessão da marca e a superintendência de Programas e Projetos poderá auxiliar na captação de recursos para que o projeto do jornal e a preservação do acervo sejam viabilizados – acrescenta Paulo Roberto.
O presidente da AIC falou sobre a importância da preservação do acervo e, também, de seu contexto dentro do jornalismo. “Quando teve as atividades suspensas, o Monitor Campista era o terceiro jornal mais antigo do país em atividade, ficando atrás do Diário de Pernambuco e do Jornal do Commercio, que também já não está mais em atividade. Hoje, o Diário de Pernambuco é o mais antigo do país em atividade”, disse Vitor Menezes, lembrando que o Monitor Campista ocupava um papel de imparcialidade, além de guardar em seu acervo grande parte da história do município.
A proposta do movimento é que o Monitor volte a circular em forma de jornal-escola, através de parceria com o Centro Universitário Fluminense (Uniflu), que conta com curso de Jornalismo. Vitor Menezes, que também é professor universitário, adiantou que uma mesa de debate também será realizada no retorno às aulas do curso de Comunicação Social com o objetivo de mostrar a importância do jornal para o município. No momento, outras equipes vêm realizando o levantamento de custos para viabilizar tanto a edição especial, quanto a exposição, que terá edições antigas do impresso e peças do jornal, que teve o último endereço na Rua João Pessoa.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18