A Superintendência de Agricultura e Pecuária de Campos vacinou cerca de 500 animais neste sábado (1º) durante um mutirão de vacinação contra a raiva para equinos na Baixada Campista. Segundo o superintendente Nildo Cardoso, foram utilizados oito pontos fixos em distritos e alguns veículos que também atenderam as localidades mais distantes.
Até o momento, mais de 10 mil animais, entre equinos e bovinos, já foram vacinados no município contra a raiva e a febre aftosa. A previsão é que até o final de julho todos os animais já estejam imunizados.
De acordo com Nildo, antes do final deste mês, as equipes estarão de volta à Baixada para aplicar a segunda dose da vacina nos animais em Farol de São Tomé, Santo Amaro, Boa Vista e Baixa Grande, Saturnino Braga, São Martinho, Tocos, Poço Gordo, Venda Nova, Cambaíba e Campo Novo e Goitacazes.
Segundo o secretário, o trabalho terá continuidade durante a semana.
— Neste mutirão o foco nos equinos, principalmente aqueles que ainda são utilizados em carroças e apenas para cavalgar. Nós conseguimos vacinar mais de 500 animais com foco nos equinos nas localidades de Tocos, Santo Amaro, Farol de São Thomé, Poço Gordo, Venda Nova e São Sebastião, que nos trazem uma preocupação maior no momento. Durante a semana, continuaremos trabalhando, de segunda a sexta, vacinando os bovinos e os equinos que estão nas propriedades. Foi muito bom ver que muitos animais já haviam sido vacinados, isso mostra que a população está agindo de forma responsável e se conscientizando.
Vamos voltar a esta mesma região antes do final do mês para aplicar a segunda dose da vacina para com firmar essa imunização, precisamos erradicar essa doença – afirma Nildo Cardoso, lembrando que no dia 8 de julho, o trabalho de vacinação acontecerá na região norte do município, onde quatro equipes estarão em Conselheiro Josino, Santa Maria, Santo Eduardo e outros distritos próximos. Outras quatro equipes serão destinadas para vacinar os animais de Ururaí até Dores de Macabu.