Notícia no detalhe
Sistema do Cidac vai integrar informações dos Conselhos Tutelares
Por: Tatiana Freire -
Foto: Luís Macapá e Divulgação - 27/06/2017 - 11:45:37
A proposta de implantação de um Sistema de Gestão de Processos dos Conselhos Tutelares (SGPCT) foi consolidada nesta segunda-feira (26), durante reunião na sede da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Uma equipe do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), responsável pela criação do Sistema, apresentou o modelo virtual de armazenamento dos processos e compartilhamento das informações. A nova ferramenta, segundo os conselheiros tutelares, é um sonho antigo da categoria e permitirá maior praticidade e agilidade no desenvolvimento dos trabalhos, além da integração dos cinco Conselhos Tutelares (CTs) de Campos.
Atualmente, os processos dos CTs são físicos (armazenados em pastas de papel). Com isso, a consulta aos mesmos fica restrita, já que exige a presença do conselheiro na sede do órgão. Com o SGPCT, todo o conteúdo dos processos e denúncias será armazenado virtualmente e os conselheiros poderão visualizar todos os processos a qualquer momento, utilizando a internet.
— A implantação desse Sistema marca uma nova era no atendimento realizado pelos Conselhos Tutelares, porque agiliza o acesso à informação, que é a base do nosso trabalho. Estou há sete anos no Conselho Tutelar e posso falar, sem medo, que o SGPCT é a realização de um sonho antigo nosso — disse o coordenador dos CTs III e IV, Davi Araújo.
Testes - Segundo o gerente de projetos do Cidac, Leonardo Gomes Mocaiber, a fase de teste do Sistema será iniciada em breve. “Os conselheiros nos apresentaram sugestões válidas, que serão estudadas e adaptadas ao Sistema. Assim que este trabalho estiver concluído, iniciaremos uma fase de testes para que as equipes manipulem o sistema e façam um treinamento. Nossa equipe dará todo o suporte necessário neste período de transição”, explicou Leonardo.
Todos os novos processos feitos a partir da implantação definitiva do SGPCT serão virtuais. A migração dos processos físicos para os digitais se dará aos poucos, à medida que forem consultados pelos conselheiros. Todas as informações dos processos que já estão em andamento serão migradas para o SGPCT. Por se tratar de informações que exigem sigilo, já que envolvem crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, o Cidac também criou uma estrutura que garante segurança.
— A implantação do SGPCT também representará economia, já que com a digitalização dos processos, a impressão de todas as informações trabalhadas se tornará desnecessária. As pastas servirão apenas para arquivar documentos. Todo o resto ficará armazenado no sistema, de forma virtual — disse o analista de sistemas do Cidac, Lucas Manhães.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto