Notícia no detalhe
"Operário" do futebol de 5 é exemplo de luta e superação
O conjunto é a força do futebol de 5 da da Associação de Deficientes Visuais de Campos (ADVC) que, ao empatar em 0 x 0 com o UNICEP/ES, pelo Regional Sudeste, neste domingo (25), em Campos, garantiu vaga para o Brasileiro da Série B, em novembro, em São Paulo. Mas nesta e em muitas outras competições, tem ganhado destaque o desempenho do ala defensivo e por vezes atacante Jonas Flor Gomes, ou simplesmente Jonas. Ele é professor de Informática no Educandário São José Operário e é
casado com uma professora de português, também deficiente visual.
— Me elogiam pela rapidez e habilidade na condução da bola e também pela versatilidade. Se a equipe precisar, também posso atuar na frente, atacando. Sou o tipo "jogador operário", mas a facilidade na condução é mesmo o meu forte — afirma Jonas.
Jonas sempre atuou pelo ADVC, onde começou aos 15 anos. Nos 17 anos de futebol, muitas alegrias, como dois títulos brasileiros, algumas tristezas, como o descenso, mas sempre o otimismo para enfrentar as dificuldades. "Nasci sem enxergar. Meu nervo ótico não manda as imagens para o cérebro. Mas o resto funciona bem. Portanto, mesmo com as dificuldades, dá pra viver bem. De muitas deficiências, a visual é uma das que menos atrapalha, pois conseguimos viver relativamente bem. É só encarar a vida com otimismo e seguir em frente. Por isso peço a quem tiver alguma deficiência, que não se curve, siga em frente. E o esporte é bom para todos. Esporte é saúde", incentiva.
Aos 32 anos, Jonas ainda não fala em parar. Sente-se em plena forma e acredita que ainda pode ajudar o time campista a voltar para a elite do futebol de 5, que reúne as 12 melhores equipes do país. Agradece o apoio que o paraesporte vem recebendo através da Fundação Municipal de Esportes (FME), mas acredita que a iniciativa privada deve ser mais solidária.
— São louváveis o interesse e o apoio demonstrados pela Fundação de Esportes, mas outros setores também podem olhar com mais carinho para quem mais precisa e ajudar. Por isso, deixo essa mensagem de que todos precisam ser mais solidários — conclui o "atleta operário" do futebol de 5 campista.
Últimas Notícias adicionadas
Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
3004 19h32FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
3004 19h25Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
3004 17h31Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
3004 15h32Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















