Notícia no detalhe
Mostra Multicultural da Escola Prisco de Almeida resgata aspectos culturais e históricos
A Escola Municipal Prisco de Almeida, no Calabouço, realizou nesta quinta-feira (22) a I Mostra Multicultural “Campos dos Goytacazes Meio Ambiente”, reunindo alunos e toda a comunidade escolar, além de setores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e especialistas de várias áreas, que foram ministrar palestras e realizar oficinas.
Segundo a pedagoga da escola, Claudiana Chagas, foi um dia muito importante culturalmente porque, durante a Mostra, houve um resgate das origens da cidade em diferentes aspectos: históricos, econômicos, culturais, turísticos. “Foi um momento rico onde pudemos contribuir com a memória do município, que tem tantas riquezas”, afirma a pedagoga.
O evento foi realizado pelo Núcleo Multicultural da escola Prisco de Almeida, junto à equipe pedagógica, direção e funcionários. Participaram da mostra, o gerente de Arborização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Wilson Duarte; o professor de presidente da Associação Campista de Letras (ACL), Hélio Coelho; o chef de cozinha, Fabiano Seixas; o historiador Hélvio Cordeiro e a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
De acordo com a pedagoga, o historiador Hélvio Cordeiro e o chef Fabiano Seixas, realizaram atividades sobre as origens dos quilombos da região. “Pudemos construir junto com os alunos um prato típico de quilombos da região, onde os alunos contribuíram na realização do prato. Uma atividade bem interessante, que deixou nossos alunos muito empolgados.Hélvio também realizou uma exposição inédita em nossa escola com telas da Angola e Cabo Verde”, explica Claudiana Chagas.
A I Mostra Multicultural também contou com exposição de arte onde os alunos confeccionaram telas com aspecto relevante da cidade em relação ao meio ambiente, tema que vem sendo trabalhado desde o início do semestre em parceria com a animação cultural, através do projeto Nossas Raízes. “Resolvemos abraçar essa ideia associando coordenação pedagógica e animação cultural. Realizamos esse evento, que foi bem enriquecedor para nossos alunos e toda comunidade escolar”.
- Nesta perspectiva, todos os trabalhos tiveram vários temas, como autores campistas, pontos turísticos, tradições gastronômicas, doces, bebidas, comidas típicas, coleta seletiva e cuidados com o mosquito Aedes aegypti, ervas medicinais, manifestações culturais, como lendas, vocabulário “campistês” e linha do tempo - . informa.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município