Notícia no detalhe
Mostra Multicultural da Escola Prisco de Almeida resgata aspectos culturais e históricos
A Escola Municipal Prisco de Almeida, no Calabouço, realizou nesta quinta-feira (22) a I Mostra Multicultural “Campos dos Goytacazes Meio Ambiente”, reunindo alunos e toda a comunidade escolar, além de setores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e especialistas de várias áreas, que foram ministrar palestras e realizar oficinas.
Segundo a pedagoga da escola, Claudiana Chagas, foi um dia muito importante culturalmente porque, durante a Mostra, houve um resgate das origens da cidade em diferentes aspectos: históricos, econômicos, culturais, turísticos. “Foi um momento rico onde pudemos contribuir com a memória do município, que tem tantas riquezas”, afirma a pedagoga.
O evento foi realizado pelo Núcleo Multicultural da escola Prisco de Almeida, junto à equipe pedagógica, direção e funcionários. Participaram da mostra, o gerente de Arborização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Wilson Duarte; o professor de presidente da Associação Campista de Letras (ACL), Hélio Coelho; o chef de cozinha, Fabiano Seixas; o historiador Hélvio Cordeiro e a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
De acordo com a pedagoga, o historiador Hélvio Cordeiro e o chef Fabiano Seixas, realizaram atividades sobre as origens dos quilombos da região. “Pudemos construir junto com os alunos um prato típico de quilombos da região, onde os alunos contribuíram na realização do prato. Uma atividade bem interessante, que deixou nossos alunos muito empolgados.Hélvio também realizou uma exposição inédita em nossa escola com telas da Angola e Cabo Verde”, explica Claudiana Chagas.
A I Mostra Multicultural também contou com exposição de arte onde os alunos confeccionaram telas com aspecto relevante da cidade em relação ao meio ambiente, tema que vem sendo trabalhado desde o início do semestre em parceria com a animação cultural, através do projeto Nossas Raízes. “Resolvemos abraçar essa ideia associando coordenação pedagógica e animação cultural. Realizamos esse evento, que foi bem enriquecedor para nossos alunos e toda comunidade escolar”.
- Nesta perspectiva, todos os trabalhos tiveram vários temas, como autores campistas, pontos turísticos, tradições gastronômicas, doces, bebidas, comidas típicas, coleta seletiva e cuidados com o mosquito Aedes aegypti, ervas medicinais, manifestações culturais, como lendas, vocabulário “campistês” e linha do tempo - . informa.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















