Notícia no detalhe
Conscientização com teatro e música no Dia de Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa
O encerramento da programação pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa lembrado em Campos nesta quarta-feira (14) teve teatro e música. Idosos das Casas de Convivência da Melhor Idade participaram das atividades, realizadas na Praça do Santíssimo Salvador, onde a programação teve início de manhã.
A encenação foi um alerta aos filhos que mantém uma relação desrespeitosa e, muitas vezes, violenta com os pais. “Muitas pessoas tratam os pais idosos como se fossem incapazes por ter mais de 60 anos e isso não é verdade. Todos os idosos das Casas de Convivência estão em pleno vigor e com ótima memória. Em um mês e 10 dias de teatro, por exemplo, já fizemos um jogral, uma esquete e uma peça para o Dia das Mães. Além de arte e cultura, o teatro é terapia”, afirma o pedagogo e professor de teatro, Josué Rodrigues da Hora.
Maria José Ferreira Barbosa, 69 anos, mãe de cinco filhos, faz parte do grupo de teatro e do coral. Ela afirma que a rotina na Casa de Convivência está mudando sua vida. “Agora, estou vivendo mais. Estou saindo mais. Eu estava há um ano sem fazer fisioterapia. Recebi um telefonema, este ano, para eu voltar. Está sendo uma bênção em minha vida”.
Quem também participou da programação foi o casal Gilda Peixoto, 72 anos, presidente do grupo da Terceira Idade Unidos do Farol, que realiza suas reuniões na Colônia de Férias da Terceira Idade, na praia campista, e seu marido Milton Peixoto, 80. Gilda faz parte do coral Doce Canto e nesta quarta soltou a voz junto com os colegas de Casa de Convivência. Entre as músicas, É Preciso saber viver; Romaria; Xote das Meninas, Chalana e Oração da Família. “Me sinto muito bem. Sempre que tenho oportunidade, estou participando”, informa Gilda.
A programação foi elaborada pela Superintendência dos Direitos do Idoso, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso; a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; a Superintendência de Justiça e Assistência Social; e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/05/2025 10:07:43 Megaentrevista atrai candidatos para empresa em expansão na cidade
- 12/05/2025 09:02:32 IMTT divulga itinerário da segunda semana de testes do ônibus elétrico
- 12/05/2025 08:48:59 Prefeitura realiza reparos em vias com prioridade estratégica para a mobilidade
- 12/05/2025 08:37:21 Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
- 12/05/2025 08:08:13 Educação de Campos lança edital do Festival Curta Campos na Escola
Megaentrevista atrai candidatos para empresa em expansão na cidade
1205 09h02IMTT divulga itinerário da segunda semana de testes do ônibus elétrico
1205 08h48Prefeitura realiza reparos em vias com prioridade estratégica para a mobilidade
1205 08h37Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
1205 08h08Educação de Campos lança edital do Festival Curta Campos na Escola
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto