Notícia no detalhe
Fundecam no 1º Fórum de Desenvolvimento Regional
O superintendente do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, participa nesta quarta-feira (7) de uma mesa redonda durante o 1º Fórum de Desenvolvimento Regional. O evento será realizado até quinta-feira (8) no Teatro Municipal Trianon. Rodrigo Lira também é pesquisador e professor dos programas de mestrado e doutorado do curso de Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes (Ucam).
O Fórum será aberto às 14h com a palestra do jurista Luiz Flávio Gomes, que vai falar sobre “Ética na Política”. No primeiro dia, as palestras vão abordar os temas “Cooperativismo” e “Micro e Pequenas Empresas: Como Empreender”. Rodrigo Lira adianta que, durante sua participação, vai falar sobre os valores que o município recebeu de royalties e participações especiais desde 1999 e quais são as perspectivas de desenvolvimento a partir da nova realidade econômica do município.
“Temos um modelo de desenvolvimento apropriado para este momento de escassez de recursos e este modelo tem como ponto central o fato de o município ser polo universitário. Se por um lado, o município vai ser obrigado a adotar ações de austeridade; por outro, está desenvolvendo ações voltadas para o desenvolvimento”, disse o superintendente, lembrando que Campos possui 14 instituições de ensino superior.
Uma das propostas do superintendente do Fundecam é o desenvolvimento do Parque Tecnológico do Norte Fluminense e vai apresentar exemplos bem-sucedidos, implantados em outras regiões do país. “A gente tem potencial, vocação e muitas universidades realizando pesquisas sérias”, disse Rodrigo Lira, citando ainda outros elementos importantes de fomento ao desenvolvimento no município, como TEC-Campos e o Programa Municipal de Ciência, Inovação e Empreendedorismo, através de parceria entre o Fundecam e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O 1º Fórum de Desenvolvimento Regional é uma realização da TV Record Interior RJ com apoio de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sicoob e Sistema Firjan, além de uma empresa de táxi.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















