Notícia no detalhe
Palestra de abertura do Projeto “Educar é pra vida toda” aborda caminho da leitura e escrita
Com o tema “LINGUA (gem) em questão”, foi realizada nesta terça-feira (30)) a aula inaugural da 4ª edição do Projeto “Educar é pra vida toda” reuniu professores da rede municipal de ensino no auditório Cristina Bastos, do Campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). A palestra foi ministrada pela mestre em Cognição e Linguagem da Uenf, professora da rede municipal e coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Ana Raquel Pourbaix, que falou sobre o processo de aprendizagem das crianças e levou a plateia a refletir sobre o caminho percorrido até que a leitura e a escrita se concretizem.
A solenidade de abertura contou com a participação do secretário de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Brand Arenari; os subsecretários pedagógico, Rafael Damasceno e de Projetos e Convênios, Joana Campinho, representando a prefeitura; o reitor substituto e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Paulo Santos de Oliveira; o diretor do Centro de Referência do IFF, Breno Terra, representando a instituição de ensino.
Brand Arenari falou sobre a importância da parceria com uma instituição como o IFF. “Temos o desafio de reconstruir a educação e, para isso, precisamos contar com instituições de ensino como o IFF. A excelência da instituição serve de inspiração para todos e é este ensino de qualidade que queremos para a nossa rede municipal. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos e desejar sucesso. Essa parceria vai trazer muitos resultados positivos para a população”, afirma o secretário de Educação.
Representando o reitor Jefferson Azevedo, que está em Brasília, o reitor substituto Vicente de Paulo também ressaltou o papel das parcerias, principalmente, neste momento de crise. “Várias possibilidades estão sendo desenhadas e este é o primeiro momento importante desta parceria. Desejo a todos sucesso e bom aproveitamento ao longo da capacitação”, disse Vicente, lembrando que a instituição abriu inscrições para o mestrado em Ensino e suas Tecnologias.
Após a solenidade de abertura, teve a participação do aluno do terceiro ano da Escola Municipal Maria Lúcia, Vitor Reis, que leu a poesia de sua autoria Ler e Escrever, orientado pela professora Maristela Guimarães. Em seguida, foi a vez da apresentação do Trio Melodia com clássicos da Música Popular Brasileira, como O Caderno e Aquarela.
O projeto “Educar é pra vida toda” tem o objetivo de promover formação continuada de professores e é destinado a profissionais da rede municipal de educação, prioritariamente, professores e orientadores pedagógicos do ciclo de alfabetização (1.º, 2.º, 3.º anos do Ensino Fundamental I), bem como professores que atuam nas turmas de correção de fluxo Consolidação da Alfabetização (CALF) e Aprofundamento da Aprendizagem (AAP).
Através do projeto serão ofertados dois cursos na modalidade à distância (EaD), com alguns encontros presenciais: “Aprendizagem da Língua Portuguesa – de olho na prática” e “Aprendizagem em Ciências da Natureza”.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















