Notícia no detalhe
Procon alerta para diferenciações de preços à vista
A Secretária do Procon-Campos, Rosangela Tavares, alerta para uma irregularidade que vem ocorrendo em algumas lojas no comércio de Campos. Em alguns estabelecimentos, existem diferenças de preços entre pagamento à vista em dinheiro e pagamento à vista no cartão na modalidade débito ou crédito em uma parcela. Essa cobrança diferenciada não é legal de acordo com a Nota Técnica nº 103/2004, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.
Rosangela explica que a nota técnica que trata da questão é resultado de uma consulta feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Rio de Janeiro sobre o assunto. “Este documento deixa bem claro que a imposição de valores diferenciados para o consumidor que opta pelo pagamento do produto e/ou serviço por meio do cartão de crédito é abusiva, por afrontar a Legislação Consumerista, estando em descompasso com o microssitema de proteção e defesa do consumidor”.
A secretária destaca que esta prática irregular é defendida pelos comerciantes, pois alegam que os administradores de cartão de crédito só repassam os valores das vendas após um prazo de 30 dias e cobram uma taxa de utilização da “bandeira” do cartão em torno de 5% do valor da operação da compra.
O DPDC, porém, informa que o fornecedor não pode repassar diretamente ao consumidor custos do comércio, como este específico do cartão de crédito. Além disso, ressalta que a escolha do pagamento através do cartão faz com o fornecedor não se preocupe com eventual inadimplência do consumidor, sendo esta responsabilidade repassada a administradora do cartão de crédito, ou seja, a taxa que os fornecedores pagam representa o custo da garantia de adimplência do montante contratado.
Rosangela Tavares lembra que os fiscais do Procon estarão nas ruas fiscalizando possíveis casos de diferenciação de preços e estão atendendo a denúncias dos consumidores. Em caso de denúncias, o consumidor deve ligar para os seguintes números e solicitar a presença de um fiscal: 2725-6474 ou 2725-6484.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 11:06:28 Idosos terão programação especial pelo Dia das Mães no mês de maio
- 02/05/2026 10:48:32 Seduct aprimora planejamento e distribuição de materiais e insumos
- 02/05/2026 09:43:54 Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
- 02/05/2026 09:16:47 Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
- 02/05/2026 08:40:56 Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
Idosos terão programação especial pelo Dia das Mães no mês de maio
0205 10h48Seduct aprimora planejamento e distribuição de materiais e insumos
0205 09h43Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
0205 09h16Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
0205 08h40Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















