Notícia no detalhe
Representantes da cultura visitam obras do Museu
O Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, acompanhado do presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, e do diretor do Arquivo Público de Campos, Carlos Freitas, visitaram na tarde de quinta-feira (7), as obras de restauração do Museu de Campos, o Solar Visconde de Araruama, no Centro da cidade. Eles percorreram as dependências do imóvel, observando o andamento da obra que está na segunda fase e tem previsão de finalização e entrega até o final do próximo ano.
A visita contou também com a presença da historiadora e pesquisadora do Museu Olavo Cardoso, Sylvia Paes, que já dirigiu o Museu de Campos anos atrás, de Flávia Rocha, da Sapoti Projetos Culturais e Educativos, do Rio de Janeiro, convidada a conhecer o local e do presidente do Conselho de Turismo, Ricardo Carvalho. Recepcionados pelo diretor da empresa Conenge, empresa responsável pela obra, Rodrigo Ribeiro Gomes, o grupo entrou em todos os ambientes e pode constatar que a restauração está sendo realizada dentro do objetivo principal, que é de manter todos os padrões originais, como o madeiramento de todo o teto e a pintura, que voltará a ser a primeira, descoberta depois da retirada de várias camadas de tinta nas janelas e portas. O prédio já funcionou como sede de várias instituições, como a Câmara Municipal e a Prefeitura de Campos.
A primeira etapa das obras foi concluída em abril, com a conclusão da recuperação de todo o telhamento, da fachada e a colocação do segundo piso. Agora, a equipe de mais de 30 homens trabalha para preparar as instalações elétricas e hidráulicas, revendo todas as paredes, esquadrias e os revestimentos de toda a casa, que possui mais de 40 cômodos, distribuídos em mais de mil metros quadrados. Além do prédio principal, há um anexo que se juntou ao imóvel, onde funcionou a Biblioteca Municipal, mas a construção é mais recente, tendo pouco mais de cem anos. O orçamento total da obra é de R$3.300mil.
- Tenho certeza de que o Museu de Campos cumprirá sua função histórica como o principal elemento cultural de revitalização do centro histórico da cidade e, mais do que isso, terá o papel de preservar a nossa memória e de oferecer à população projetos e atividades de alto nível - finalizou Avelino Ferreira.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa