Notícia no detalhe
Rafael Diniz participa em Brasília de reunião com Banco Mundial
O prefeito Rafael Diniz esteve presente, nesta terça-feira (25), ao IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, ao longo desta semana. Acompanhando o prefeito estão o secretário da Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, e o subsecretário da Transparência, Fernando Antonio.
O primeiro Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), aconteceu em 2012 e hoje é considerado o maior evento sobre sustentabilidade do país. São vários os objetivos do encontro bienal e entre eles está o de reunir autoridades municipais, estaduais e federais, mobilizando os gestores públicos a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo, criando agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.
Com uma extensa programação, o EMDS conta com Salas Temáticas e Arenas de Diálogo, onde são discutidos diversos assuntos, como Mobilidade Urbana e Desburocratização por um Brasil Mais Simples — temas acompanhados de perto pelo prefeito Rafael Diniz neste primeiro dia.
Porém, o ponto alto desta terça-feira em Brasília foi a participação de Rafael Diniz na reunião do Banco Mundial com o grupo seleto de cerca de 40 prefeitos de cidades acima de 300.000 habitantes, convidados para um almoço de integração. Durante o encontro, foi discutida a Estratégia de Parceria do Banco Mundial com o Brasil para os próximos seis anos, além da elaboração de um planejamento estratégico de atuação (2017-2023).
— Foi uma satisfação muito grande ter participado deste encontro, já que tive a oportunidade de ouvir, debater e aprender. É preciso deixar claro que vamos tirar Campos do ostracismo e do esquecimento que passou nos últimos 30 anos. Devemos estar na vanguarda dos municípios brasileiros ao promover um desenvolvimento sustentável para a nossa cidade — afirmou Rafael Diniz, lembrando que os técnicos em áreas específicas de atuação do Banco Mundial se colocaram à disposição dos prefeitos para orientações. “Pudemos ouvir propostas do Banco em relação a parcerias que podem ser concretizadas, não necessariamente envolvendo recursos ou empréstimos, como tradicionalmente se pensa, mas por meio de apoio técnico, consultoria operacional e um novo modelo de gestão”.
Ainda durante o encontro com os prefeitos, o economista chefe para o Brasil do Banco Mundial, Antonio Nucifora, comentou sobre alguns objetivos da Estratégia de Parceria, como fornecer serviços urbanos mais inclusivos e sustentáveis, além de promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Entre os nossos objetivos estão reduzir o risco de investimentos públicos e privados, bem como aumentar o impacto das atividades de serviços de aconselhamento. A ideia é contribuir com a análise de experiências internacionais e auxiliar os municípios brasileiros”.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















