Notícia no detalhe
Defesa Civil captura de abelhas e corta árvores para evitar desastres
A coordenadoria municipal da Defesa Civil (DC) efetuou nos meses de janeiro, fevereiro e março 149 capturas de enxames de abelhas africanizadas e 83 intervenções entre vistoria e cortes em árvores em razão de risco, dano, prejuízo ou lesão. Em ambos os casos o órgão atua com agendamentos.
De acordo com o diretor executivo da Defesa Civil, major Edison Pessanha, todos os serviços necessitam de vistoria. A pessoa deve solicitar o agendamento pelos telefones (22) 2738-6000, 2735-0109 e 199, informando a situação do local, um número de telefone para contato e de um documento de identificação.
— Os serviços de emergência, situação quando há risco ou perigo real, súbito, crítico ou iminente à integridade física ou a vida de pessoas são prerrogativas do Corpo de Bombeiros Militares. Cabe a Defesa Civil a intervenção com apoio técnico e assistência, prioritariamente de caráter preventivo ou urgências nas situações onde haja riscos potenciais, quando são exigidas providências imediatas e inadiáveis que, se não forem adotadas, podem evoluir para uma emergência— explicou o major Edison Pessanha.
O assessor de Prevenção da Defesa Civil, tenente Rubens Gomes, explica que o órgão tem o especialista responsável para a retirada das abelhas.
— Após as primeiras medidas emergenciais, em caso de abelhas, por exemplo, a Defesa Civil é acionada porque tem um apicultor para a captura correta do inseto que é fundamental para a manutenção e promoção da biodiversidade. As intervenções em árvores também são precedidas de visitas técnicas que comprovarão ou não o efetivo risco e as mesmas devem estar localizados dentro dos imóveis— informou o assessor de Prevenção tenente Rubens Gomes.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/09/2025 18:09:43 Professores de Computação no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 15/09/2025 17:56:37 Política Nacional Aldir Blanc: Oficinas gratuitas vão preparar agentes para editais
- 15/09/2025 17:43:09 Capacita Agro amplia a qualificação para agricultores e trabalhadores rurais
- 15/09/2025 17:05:19 Secretaria de Captação de Recursos realiza capacitação em parceira com o CRCRJ
- 15/09/2025 16:26:44 Visita técnica avalia situação de famílias da Ilha do Mombaça
Professores de Computação no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1509 17h56Política Nacional Aldir Blanc: Oficinas gratuitas vão preparar agentes para editais
1509 17h43Capacita Agro amplia a qualificação para agricultores e trabalhadores rurais
1509 17h05Secretaria de Captação de Recursos realiza capacitação em parceira com o CRCRJ
1509 16h26Visita técnica avalia situação de famílias da Ilha do Mombaça
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles