Nesta terça-feira (18), a superintendência de Planejamento realizou, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina, a quarta Audiência Pública para debater o Plano de Metas do quadriênio 2017-2020 com a participação popular e da sociedade civil organizada. Saúde, Qualidade de Vida e Bem Estar foram os temas abordados na apresentação, que contou com a presença e participação de representantes da maioria das instituições e entidades ligadas à área da Saúde no município. A próxima Audiência Pública será nesta quarta-feira (19) e debaterá os temas “Agricultura e Pesca” na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), às 18h30.
O superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, disse que as audiências públicas são uma oportunidade para que a população acompanhe as propostas do plano de governo da gestão. Marcel afirma ainda que este é o momento para que a administração tenha o diagnóstico real das demandas da sociedade.
— É um tema complexo em todo o país e também em Campos, apesar de termos um sistema de saúde consolidado, que, no princípio, garante o atendimento, com equidade e acesso, ainda não encontramos a garantia do melhor serviço. O município de Campos agrega serviços e trabalha para atender pacientes de toda a região Norte e de parte da Noroeste também, e como estamos passando por um momento de dificuldades financeiras, isso caba refletindo tanto na procura das pessoas pelos equipamentos públicos de saúde, quanto na garantia da eficiência dos serviços que a rede pública de saúde oferece. Tudo que apresentamos foi listado como meta pela secretaria de Saúde e vamos continuar o debate com a sociedade para sabermos que alterações podem ser feitas para melhorar o serviço de saúde no município — explicou o superintendente de Planejamento.
A superintendente dos Direitos do Idoso, Heloisa Landim, afirmou que as políticas públicas que foram projetadas para garantir um envelhecimento ativo e saudável já estão sendo realizadas.
— Os polos da superintendência dos Direitos do Idoso estão todos abertos e funcionando, quando nós encontramos esses locais, eles se encontravam em uma situação que privilegiava a doença em detrimento da saúde. Apesar de não estarmos ligados a secretaria de Saúde, o tema Bem Estar e Qualidade de Vida fazem parte da política pública em ação atualmente no município, que atende mais de 50 mil idosos — afirmou Heloisa Landim.
Confira o calendário das próximas Audiências Públicas:
19.04 - Agricultura e Pesca - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), às 18h30.
20.04 - Cidadania, Defesa Civil e Segurança Pública - Museu Histórico de Campos, às 18h30.
24.04 - Gestão Pública, Cooperação, Transparência e Tecnologia da Informação - Universidade Cândido Mendes, às 18h30.
25.04 - Educação - Colégio Eucarístico, às 18h30
26.04 - Audiência Geral - Sesi, às 18h30