Notícia no detalhe
5º GBM Campos e Emergência 192 integrados no atendimento dos pacientes psiquiátricos
O diretor geral do Emergência 192 (programa da Secretaria municipal de Saúde), Rogério Bicalho e a coordenadora operacional, Taís Beda, ambos médicos, receberam recentemente representantes do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM/Campos) na sede do programa. Na ocasião, eles discutiram uma maior integração entre a Rede de Saúde Mental do município e a corporação para atendimento aos pacientes psiquiátricos do município. Durante o encontro, ficou definido que sempre que houver uma ocorrência de surto psiquiátrico, os familiares desses pacientes poderão ligar para o serviço do 192 e solicitar encaminhamento para o Posto de Urgência Psiquiátrico.
Segundo o médico Rogério Bicalho, foram disponibilizados telefones exclusivos para comunicação entre os Centros de Operações do 5º GBM Campos e do Emergência 192 para dinamizar a comunicação entre as instituições, e consequentemente, melhorar o atendimento à população.
— A reunião foi muito positiva, pois criamos um protocolo de atendimento entre a Saúde Mental do município através do PU Psiquiátrico, o CBMERJ e o Emergência 192. De forma que as esferas trabalharão juntas melhorando a assistência ao pacientes psiquiátricos e as vítimas de tentativa de suicídio. Agora, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros tem uma linha exclusiva com o serviço do 192 e nós temos uma linha exclusiva para Corpo de Bombeiros em nosso Centro de Operações. Desta forma, o contato é direto e as comunicações serão feitas de forma mais rápida e eficiente — explica.
O Diretor Geral do Emergência 192 explica também que, durante o encontro, foi criado um grupo de trabalho para o atendimento a desastres no município, em caso de desabamentos, colisões entre veículos com múltiplas vítimas integrando todos os serviços de urgência do município. O Corpo de Bombeiros, a Autopista Fluminense, o Emergência 192 e os hospitais da cidade poderão se comunicar entre si, dinamizando os atendimentos das vítimas.
De acordo com Bicalho, outra resolução da reunião foi em relação ao atendimento de vítimas de tentativa de suicídio. "Antigamente, os pacientes eram removidos pelo Corpo de Bombeiros, mas eram pacientes com depressão, por exemplo, não eram pacientes em surto psiquiátrico. Logo, o PU Psiquiátrico não os aceitava e as ambulâncias do 192 ficavam circulando pelos hospitais da cidade em busca de atendimento, mas isso mudou. Atualmente, existe um psiquiatra de plantão no PU Psiquiátrico para realizar esses atendimentos pontuais, algo que não havia no ano passado", afirma Rogério Bicalho.
Excelência no atendimento - O Programa Emergência192 retomou o serviço de Controle de Qualidade, extinto pela gestão anterior. De acordo com o Diretor Geral, as equipes técnicas estão em contato com os familiares dos pacientes para saber como foi o atendimento. Em fevereiro, mais de 80% das pessoas consideraram excelente o atendimento do 192.
- Isso nos deixou bastante satisfeitos, pois, apesar da crise em nosso município, das ambulâncias sucateadas, conseguimos atingir um nível de excelência. Dei um prazo de 120 dias para que as nossas equipes atinjam mais de 90% em relação à qualidade do serviço. Foi criado um fórum aberto, com reuniões mensais entre o Corpo de Bombeiros, 192 e os diretores das unidades de atendimento para afinarmos os atendimento pré-hospitalar. Antes não havia esse alinhamento, estes setores ligados a secretaria de Saúde não se comunicavam entre si – conta.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda