Notícia no detalhe
5º GBM Campos e Emergência 192 integrados no atendimento dos pacientes psiquiátricos
O diretor geral do Emergência 192 (programa da Secretaria municipal de Saúde), Rogério Bicalho e a coordenadora operacional, Taís Beda, ambos médicos, receberam recentemente representantes do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM/Campos) na sede do programa. Na ocasião, eles discutiram uma maior integração entre a Rede de Saúde Mental do município e a corporação para atendimento aos pacientes psiquiátricos do município. Durante o encontro, ficou definido que sempre que houver uma ocorrência de surto psiquiátrico, os familiares desses pacientes poderão ligar para o serviço do 192 e solicitar encaminhamento para o Posto de Urgência Psiquiátrico.
Segundo o médico Rogério Bicalho, foram disponibilizados telefones exclusivos para comunicação entre os Centros de Operações do 5º GBM Campos e do Emergência 192 para dinamizar a comunicação entre as instituições, e consequentemente, melhorar o atendimento à população.
— A reunião foi muito positiva, pois criamos um protocolo de atendimento entre a Saúde Mental do município através do PU Psiquiátrico, o CBMERJ e o Emergência 192. De forma que as esferas trabalharão juntas melhorando a assistência ao pacientes psiquiátricos e as vítimas de tentativa de suicídio. Agora, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros tem uma linha exclusiva com o serviço do 192 e nós temos uma linha exclusiva para Corpo de Bombeiros em nosso Centro de Operações. Desta forma, o contato é direto e as comunicações serão feitas de forma mais rápida e eficiente — explica.
O Diretor Geral do Emergência 192 explica também que, durante o encontro, foi criado um grupo de trabalho para o atendimento a desastres no município, em caso de desabamentos, colisões entre veículos com múltiplas vítimas integrando todos os serviços de urgência do município. O Corpo de Bombeiros, a Autopista Fluminense, o Emergência 192 e os hospitais da cidade poderão se comunicar entre si, dinamizando os atendimentos das vítimas.
De acordo com Bicalho, outra resolução da reunião foi em relação ao atendimento de vítimas de tentativa de suicídio. "Antigamente, os pacientes eram removidos pelo Corpo de Bombeiros, mas eram pacientes com depressão, por exemplo, não eram pacientes em surto psiquiátrico. Logo, o PU Psiquiátrico não os aceitava e as ambulâncias do 192 ficavam circulando pelos hospitais da cidade em busca de atendimento, mas isso mudou. Atualmente, existe um psiquiatra de plantão no PU Psiquiátrico para realizar esses atendimentos pontuais, algo que não havia no ano passado", afirma Rogério Bicalho.
Excelência no atendimento - O Programa Emergência192 retomou o serviço de Controle de Qualidade, extinto pela gestão anterior. De acordo com o Diretor Geral, as equipes técnicas estão em contato com os familiares dos pacientes para saber como foi o atendimento. Em fevereiro, mais de 80% das pessoas consideraram excelente o atendimento do 192.
- Isso nos deixou bastante satisfeitos, pois, apesar da crise em nosso município, das ambulâncias sucateadas, conseguimos atingir um nível de excelência. Dei um prazo de 120 dias para que as nossas equipes atinjam mais de 90% em relação à qualidade do serviço. Foi criado um fórum aberto, com reuniões mensais entre o Corpo de Bombeiros, 192 e os diretores das unidades de atendimento para afinarmos os atendimento pré-hospitalar. Antes não havia esse alinhamento, estes setores ligados a secretaria de Saúde não se comunicavam entre si – conta.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















