Notícia no detalhe
Conselho de Meio Ambiente e Saneamento realiza primeira reunião do ano
O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento realizou a primeira reunião ordinária de 2017 nesta quinta-feira (30) no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Guarus. Entre os temas abordados na reunião, estavam o Código Ambiental do Município, as Unidades de Conservação, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o Plano Diretor de Arborização. A reunião foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, presidente do conselho, e pelo subsecretário, Carlos Ronald Macabu Arêas, secretário executivo.
- Esta primeira reunião foi importante para que o conselho pudesse estabelecer uma pauta inicial e colocar em discussão. Também apresentamos projetos da secretaria em defesa do meio ambiente porque estamos atentos e queremos estabelecer uma gestão sustentável e aberta ao diálogo – afirma Leonardo.
Um dos temas tratados foi o processo de consolidação das quatro unidades de conservação ambiental do município. “Temos quatro unidades de conservação: Parque Municipal do Taquaruçu; Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Itaoca, Lagamar e Lagoa de Cima, que foram criadas e estão em fase de consolidação. Temos que criar o conselho gestor das unidades que ainda não têm. Estamos trabalhando para consolidá-las e criar um plano de manejo”, informa.
Carlos Ronald explica que a secretaria está buscando parcerias com instituições de ensino para que possam fazer estudos das unidades já existentes e das que ainda serão criadas. “Para as áreas que serão criadas, teremos que ver o Plano Diretor e, também, fazer uma avaliação das áreas que mais necessitam de proteção”.
Ele explica que o conselho é formado por 16 instituições, sendo a metade do poder público e a outra por órgãos não governamentais. Durante a reunião, também, foi definida o calendário das próximas reuniões. “O conselho é aberto ao público. Qualquer pessoa pode participar, mas só tem direito à voz e voto os membros do conselho”, diz Carlos Ronald.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda