Notícia no detalhe
Educação economiza R$ 300 mil por mês com sistema de matrículas e gestão escolar
Com o objetivo de cortar custos, devido à situação econômica do município, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) vem adotando medidas visando garantir o atendimento à população com qualidade e economia. Ao apostar na reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar, com equipe própria, o secretário da pasta, Brand Arenari, está economizando R$ 300 mil, por mês, valor que era pago a uma empresa para essas atribuições.
Para o secretário, o sistema não atendia de forma plena, visto que, a partir de depoimento dos profissionais da área, muitas vezes, era necessário fazer um trabalho paralelo de forma manual, para atingir as metas da secretaria, ao final do ao letivo. Ao abrir mão do sistema, a própria secretaria absorveu esse trabalho “Estamos utilizando nossa mão de obra, valorizando os servidores do município e com economia”, disse o secretário, ressaltando que todo o processo de matrículas deste ano da Smece foi concluído pela equipe da secretaria.
— Realizamos um trabalho técnico para organizar as ações da secretaria. Assim, conseguimos atingir essa marca de economia com um sistema que era utilizado para matrícula e gerência escolar — disse o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Brand Arenari.
Ao todo, o sistema possuía 16 módulos, tendo iniciado pelo módulo das matrículas. “Em Educação, para concluirmos todo o planejamento, trabalhamos com prazos e, muitas vezes, o sistema não nos permitia concluir os documentos, dentro do prazo necessário, o que nos levava a buscar outras alternativas, através de Word e Excel. O principal gargalo do sistema era no final do ano, quando precisávamos das fichas individuais e não tínhamos condições de concluir”, explica o diretor de Supervisão Escolar, Frederico Cherene.
Ele lembra que, no período do Censo Escolar, que tem como data-base a última quarta-feira de maio, a preocupação aumentava porque as informações da gestão escolar não migravam, “o que levava o profissional responsável pelo censo, ter que parar o trabalho de gestão para se dedicar ao censo, que garante precisão de informações para os governos estadual e federal”.
Segundo o gerente de Dados e Estatísticas, Nelson Goulart, o principal desafio, atualmente, é através de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) ter um sistema eficaz que possa atender toda rede municipal.
— O sistema anterior parecia, pelo que ouvimos de funcionários, atender ao módulo de matrículas, mas era muito caro e a falta de mais profissionais, também, impedia um resultado melhor. Em relação aos demais módulos, como a gestão, por exemplo, o problema é que nem todas as unidades se adaptaram e isso fazia com que, nestas escolas, os documentos fossem preenchidos de forma manual. Então, eram dois trabalhos — explica Nelson Goulart.
_______________________________________________________________________________
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município