Notícia no detalhe
FME firma parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil
A inclusão social de pessoas com deficiência tem sido uma das bandeiras defendidas pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin. Nesta quinta-feira (9), o prefeito Rafael Diniz autorizou que fosse firmada uma parceria com a Olimpíadas Especiais Brasil, organização internacional. A Olimpíadas Especiais é um movimento global sem fins econômicos, que por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam.
O presidente da FME Raphael Thuin e o Coordenador Estadual de Futebol Olimpíadas Especais Brasil, Tiago Siqueira, receberam a diretora Executiva das Olimpíadas Especiais Brasil, Ana Paula Soares e o Coordenador de Esportes do Rio de Janeiro, Rafael Fiuza, e juntos visitaram as instalações da Fundação de Esportes e as Vilas Olímpicas Valdir Pereira (Parque Guarus) e a Lulu Beda ( Jardim Carioca).
A diretora Ana Paula Soares destacou que ficou impressionada com as condições das unidades esportivas e ressaltou que o município terá condições de desenvolver um excelente trabalho para as pessoas com deficiência. “O primeiro passo foi dado nesta tarde e muitas outras parcerias poderão ser firmadas. Acredito que a cidade de Campos tem condições de sediar no mês de outubro os Jogos Estaduais”, concluiu.
Thuin destaca que a chancela com as Olimpíadas Especiais Brasil (Special Olympics) "qualifica ainda mais o programa do Paraesporte que acabamos de implantar de forma pioneira no Município, oferecendo 450 vagas. Ainda queremos ampliar este número de pessoas atendidas. Nossa equipe vem fazendo um trabalho de campo onde identificou um grande número de pessoas precisando do atendimento”, completou.
Curso - A parceria da Prefeitura de Campos com a Olimpíadas Especiais Brasil prevê para o mês de maio inclui a realização de um curso de capacitação, na cidade, para cerca de 80 professores de educação física que atuam na Fundação Municipal de Esportes.
A capacitação, inicialmente, vai atender as modalidades oferecidas pela Fundação: natação, bocha, vôlei de praia e futebol. Também está sendo estudado um treinamento para os fisioterapeutas que vão trabalhar nas seções de Equoterapia.
De acordo com o coordenador de Esporte do Rio de Janeiro, Rafael Fiúza, a metodologia pedagógica usada pela instituição desafia os participantes a tomar decisões e fazer escolhas. Dentre os benefícios estão o aumento da confiança no corpo, a melhora na autoestima, o desenvolvimento da independência e autonomia, além da socialização dos participantes.
Olimpíadas Especiais Brasil (Special Olympics) é uma entidade reconhecida mundialmente, que atua em favor da pessoa com deficiência e está presente em 185 países.
Para o coordenador de Futebol do Rio de Janeiro, Tiago Siqueira, o trabalho está sendo desenvolvido no município visando a qualidade de vida dos assistidos e a participação nos jogos Mundiais em Abu Dhabi em 2019. “Queremos levar o maior número de alunos/atletas de nossa cidade para representar o Brasil na competição”, destacou Tiago.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















