Notícia no detalhe
Novo modelo de compras vai otimizar custos e atendimento
Implantar um novo modelo de gestão de contratação de bens e serviços de modo a garantir segurança processual aos ordenadores de despesas e celeridade no atendimento à população. É com essa proposta que o prefeito Rafael Diniz reuniu parte de sua equipe na tarde desta quarta-feira (08), no auditório da prefeitura, para apresentar as mudanças implementadas no modelo de gestão, através da criação da subsecretaria de Compras Governamentais. A mudança também visa adequar o modelo à Lei Complementar 123, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que vai auxiliar os Microempreendedores Individuais (MEI) na desburocratização do processo para que possam ser fornecedores da prefeitura.
O prefeito, também, ressaltou a necessidade de cada secretaria apresentar em 15 dias o planejamento de compras para o ano. “Quem planeja projetos, tem que planejar compras também, mas dentro da realidade financeira do município. Estamos tendo a oportunidade de transformar essa cidade e preciso que vocês me ajudem a mudar a história da nossa cidade”, disse Rafael Diniz.
Ao completar 70 dias de governo, o prefeito lembrou que a administração municipal já conseguiu reduzir R$ 20 milhões de custeio e que cada órgão deve apresentar sua proposta para a reforma administrativa. “Temos que fazer mais com menos e usando a criatividade, dentro da nossa realidade. Temos que ser transparentes sempre”.
Compondo a mesa junto com o prefeito, também, estavam, o procurador geral do município, José Paes Neto; o secretário de Transparência e Controle, Felipe Quintanilha e o subsecretário de Compras governamentais, Thiago Dias, que explicou de forma didática como vai funcionar o novo fluxograma de compras. Ele também destacou que os resultados desta mudança vão refletir um resultado mais eficaz para o município.
- A partir do planejamento de cada secretaria, os órgãos gerenciadores de despesas poderão fazer a compra de produtos afins a um custo menor, de forma a haver um ponto de equilíbrio entre o melhor preço com qualidade, demonstrando assim a compra mais vantajosa para o município – explicou Thiago Dias, ressaltando também que a figura do gestor de contratos é importantíssima para fiscalização da execução dos contratos vigentes.
O subsecretário de Compras Governamentais reforça que é fundamental à adequação do município à Lei Complementar 123. “Estamos modernizando o sistema de compras dando maior eficácia e eficiência ao processo. O modelo usado pela gestão anterior é ultrapassado. Tem mais de 12 anos e, de lá para cá, já ocorreram inúmeras mudanças na legislação”, informa Thiago.
Através do novo modelo, haverá a gestão integrada entre as secretarias envolvidas nos processos de contratação. “Temos que atingir um ponto de equilíbrio entre o processo de compras e as políticas públicas desenvolvidas pelo município e, através desse novo processo de compras, teremos uma maior interação entre os órgãos”.
O secretário de Transparência ressalta que, neste processo de compras, o secretário deverá apresentar, através de abertura de processo, de forma detalhada qual é a sua necessidade. “Não é o Controle que vai definir. A secretaria fará uma avaliação prévia levando em consideração os valores praticados no mercado, a questão da economicidade para o município, normas e tratativas. Cabe a quem tem expertise e conhece licitação a fazer a avaliação da modalidade que será necessária”, explica Quintanilha.
Emergência - O secretário lembrou, ainda, que as contratações emergenciais que foram feitas, como o serviço de Home Care e de iluminação foram necessárias para não deixar a população desassistida, mas que foram exceções pontuais à regra, devendo todas as contratações serem efetuadas através da melhor escolho no procedimento licitatório. “Compras e contratos emergenciais são exceções para casos excepcionais. A Lei de Licitação prevê que, em até 180 dias, seja feita a licitação”, esclarece o secretário de Transparência.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
- 11/10/2025 08:23:22 Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
1110 08h23Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município