Notícia no detalhe
Projeto Tamar solta mais 40 filhotes de tartaruga no Farol nesta sexta
Mais 40 filhotes da tartaruga caretta-caretta serão soltas no mar do Farol de São Thomé nesta sexta-feira (10), às 17h, próximo ao estande da Prefeitura de Campos, localizada na orla da praia. Segundo a coordenadora da base Bacia de Campos do Projeto Tamar, a bióloga Daniela Torres, a conscientização da população é fundamental para a preservação da espécie.
Daniela explica que a temporada de desova ocorre de setembro a março e que, durante o ano, é feito um monitoramento destes locais para preservar os ovos, garantindo a reprodução da espécie. “O projeto tem os tartarugueiros, que são monitores que localizam os locais de desova e, se estes locais não estiverem adequados por questões de riscos das marés e, principalmente, da iluminação, esses ovos são remanejados para locais seguros”, informa a bióloga.
- A população também pode contribuir com a preservação das tartarugas marinhas de várias formas: não remover as estacas de marcação do projeto Tamar; não jogar lixo na praia porque muitas tartarugas confundem, principalmente, sacos plásticos com alimento e acabam morrendo e, ainda, respeitando a portaria do Ibama, que proíbe o trânsito de veículos na areia – alerta a coordenadora da base Bacia de Campos do Projeto Tamar, que inclui também os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, totalizando uma extensão de mais de 100 quilômetros de orla.
A soltura de tartarugas tem sido uma atração, principalmente, para as crianças. “É muito importante despertar, desde cedo, essa consciência ambiental. A gente observa que está havendo uma sensibilização maior das pessoas”, informa a bióloga, acrescentando que, por ano, são soltas no Farol de São Tomé, que possui 31 quilômetros de orla até Maria Rosa, cerca de 85 mil filhotes de tartaruga.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda