Notícia no detalhe
Vigilância em Saúde realiza capacitação sobre mudança no calendário vacinal 2017
O programa de Vigilância em Saúde realizou capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem em relação às mudanças do calendário vacinal 2017. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o cronograma incluirá alterações, como a vacinação de HPV para meninos e Meningite C para adolescentes, entre outras. Através do novo calendário, a vacinação do HPV, que antes era destinada apenas às meninas, incluirá meninos de 12 e 13 anos, que terá sua faixa etária ampliada até o ano de 2020.
Pessoas soropositivas para HIV e imunodeprimidos (como por exemplo, pacientes transplantados ou oncológicos) e que compreendam a faixa etária de nove a 26 anos também receberão a imunização, no entanto, estes deverão ser vacinados no CRIE, localizado no Centro de Saúde. As meninas de nove a 14 anos poderão iniciar o esquema vacinal.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, explica que, além dos meninos, as adolescentes de 14 anos que não tomaram nenhuma ou apenas uma das doses, previstas no esquema adotado pelo PNI, poderão se vacinar.
– A vacina contra o HPV é uma das esperanças para o futuro e uma das propostas da capacitação de enfermeiros e técnicos é fazer com que estes profissionais possam também orientar pais e adolescentes sobre a importância da imunização. Se os meninos também tomam a vacina, reduzimos a possibilidade de transmissão do vírus, uma vez que ele é transmitido às mulheres pelos homens, aumentando a proteção das meninas não vacinadas, além de proteger os meninos contra câncer de pênis e ânus e ambos os sexos do câncer de boca e garganta. O município de Campos dos Goytacazes é referencia nacional em imunização, pois foi pioneiro na administração de vacina HPV em meninos antecipando-se ao calendário nacional – explicou.
Outra mudança é que a vacina Meningocócica C (conjugada), antes disponibilizada apenas em crianças, agora acrescentará ao calendário vacinal na faixa etária de 12 a 13 anos como reforço para aqueles que tomaram durante a infância ou primeira dose para aqueles que nunca se vacinaram para a mesma.
A coordenadora ressalta que as crianças são mais suscetíveis a desenvolverem as formas mais graves desta doença e o reforço na adolescência tem como objetivo manter a proteção deste grupo por mais tempo.
A vacina Tríplice Viral também teve alteração no PNI, pois será realizada para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, contanto, com administração de duas doses no calendário.
A vacina absorvida de Difteria, Tétano e Pertussis na forma acelular tipo adulto (dTpa) estará voltada para gestantes a partir da 20ª semana gestacional. Caso a gestante perca o prazo de administração durante a gravidez, a mesma deverá receber uma dose da dTpa no pós-parto o mais precoce possível, visando garantir que o bebê seja protegido contra coqueluche.
A vacina de Hepatite A também mudou, pois ampliou a faixa etária, ou seja, as crianças de 15 meses até quatro anos deverão ser vacinadas.
A capacitação, que foi realizada, no Centro de Saúde, pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica e enfermeira, Roberta Lastorina Rios e pela responsável pela Rede de Frios e também enfermeira, Sílvia Campos Reis, teve como iniciativa capacitar a equipe de saúde para melhor atender a população campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 09:55:43 CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
- 25/11/2025 09:08:12 Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
2511 09h08Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
2411 19h21Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















