Notícia no detalhe
Novo grupo de costureiras se prepara para entrar na cooperativa
A Cooperativa de Costureiras de Campos (Cooperlíder) está se preparando para a implantação do segundo turno. Desde a semana passada, um novo grupo de mulheres iniciou treinamento. Ao todo, serão treinadas 40 costureiras. O objetivo é aumentar a produção para atender a demanda da Dorel do Brasil, que é de 44 mil peças/mês.
O treinamento, que vai durar 15 dias, é realizado na própria cooperativa, das 16h às 21h, supervisionado pelo departamento de Convênios, Projetos e Cooperativas, da Secretaria de Trabalho e Renda. A preparação para o treinamento começou com uma palestra sobre cooperativismo, ministrada pela assistente social da secretaria, Adriana Antunes.
Atualmente, são 62 cooperadas, que têm uma renda média de R$ 1.300 a R$ 1.500 por quinzena. Outras 11 costureiras estão em fase de teste. A produção da cooperativa é de 1.600 capas para booster/dia (assento de elevação). O booster é utilizado para transportar crianças maiores em carros, por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A cooperativa foi implantada pela prefeitura, em parceria com a Dorel, em janeiro deste ano. “A parceria está dando certo. Devido à falta das cadeirinhas e do booster no mercado, surgiu a oportunidade de trabalho para novas costureiras. Depois, a meta exportar para a Dorel do Canadá, Estados Unidos e Europa”, ressalta a Secretaria de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro Gomes.
Segundo a diretora do departamento de Projetos, Convênios e Cooperativas, Giselda Leão, a partir do treinamento, 87 mulheres estarão incluídas na Cooperativa de Costureiras. “A tendência é dobrar a produção”, acrescenta.
- Hoje, as cooperadas, que se encontram incubadas pela secretaria, estão prontas para serem desincubadas financeiramente. Estamos trabalhando administrativamente para que, em breve, elas possam caminhar sozinhas - informa.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 09:43:54 Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
- 02/05/2026 09:16:47 Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
- 02/05/2026 08:40:56 Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
- 02/05/2026 08:01:04 FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
0205 09h16Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
0205 08h40Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
0205 08h01FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
0105 19h04Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















