Notícia no detalhe
Saúde registra aumento de 300% na oferta de exames
A Secretaria de Saúde registrou um aumento de 300% na oferta de exames, considerando os últimos sete meses, saltando de 2.780 exames regulados em fevereiro deste ano, para 10 mil em agosto. Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, a procura pelos exames se justifica pelo aumento na oferta de consultas especializadas e à garantia de acesso a alguns exames que antes não eram ofertados pela rede municipal de saúde.
De fevereiro de 2009 a agosto deste ano, houve um aumento de 133% na oferta de consultas especializadas. “Para acompanhar os números, a secretaria viabilizou também, o aumento da oferta dos exames”, explicou o secretário. Ele afirmou que este mês, a secretaria dará início ao processo de descentralização da marcação de exames para as unidades básicas de saúde (UBS), assim como foi feito com a marcação de consultas especializadas.
O secretário acrescentou ainda, que a população deve evitar procurar o hospital apenas no dia da abertura da agenda para marcação de exames, já que a agenda fica aberta durante todo o mês. A medida visa evitar longas filas nos hospitais.
Apenas alguns tipos de exames, que não são a maioria, ainda têm demanda reprimida. No entanto, a secretaria vem aumentando consideravelmente, a oferta destes exames. A população de Campos não tinha acesso à ressonância magnética. Hoje, já disponibilizamos pela rede e não temos demanda reprimida. Em março deste ano, foram realizadas 79 ressonâncias. Já em agosto, fizemos 195 – ressaltou.
A ampliação da oferta de exames também aconteceu no caso das tomografias, registrando um aumento de 800% de abril deste ano, quando foram feitos 95 exames, para agosto, quando foram realizadas 930 tomografias. Outro exame que teve a oferta aumentada a ultra-sonografia. Em fevereiro deste ano, a secretaria regulou 379, enquanto em agosto foram reguladas 2.722, um aumento de 600%.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















