Notícia no detalhe
Alunos de Informática do IFF de Bom Jesus visitam Cidac
Alunos da turma de Informática do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Bom Jesus visitaram, esta semana, o Datacenter do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Os alunos tiveram a oportunidade de ver, na prática, como é o dia a dia de trabalho de um analista de sistemas da Prefeitura de Campos, quais são as tecnologias utilizadas pelos programadores do Cidac e como funciona todo ciclo de desenvolvimento de sistemas. Os estudantes acompanharam todas as etapas do desenvolvimento de aplicações web, desde o recebimento da demanda, passando pela gerência do projeto, funcionamento do ciclo de cobertura de testes de um sistema e divisão das demandas em tarefas menores e mais simples.
Segundo o superintendente do Cidac, Marcos Ribeiro, os alunos viram o funcionamento de uma rede, segmentada tanto física como de forma lógica, formando uma rede corporativa na Prefeitura de Campos, focando os níveis básicos de seguranças e as camadas de gestão existentes. Também foi possível acesso a um ambiente real de produção com várias tecnologias e diversos serviços ofertados internamente, onde puderam, além de ver um caso real, interagir com os analistas responsáveis sobre as tecnologias adotadas e soluções existentes atualmente”, explica.
- Para os alunos, principalmente, aqueles que vivem longe de grandes centros e estudam informática, ter a possibilidade de conhecer um centro de informações, do nível do CIDAC, proporciona uma experiência única na imersão dos aspectos vistos somente de forma teórica em sala de aula. Ter a possibilidade de visualizar a infraestrutura e conhecer os processos e profissionais que fazem a TI ser peça chave em qualquer organização, é o divisor de águas na escolha pelos alunos de continuarem na carreira de TI - destacou o professor Maurício Carvalho, que foi o responsável pela visita por parte do IFF.
Para o superintendente do Cidac, é uma satisfação possibilitar a estes jovens conhecer a estrutura de tecnologia do município. “Como profissional da área de Ciência da Computação, sei como este tipo de relacionamento entre aluno e casos reais de serviços de TI é importante na escolha das diversas áreas que a TI nos proporciona seguir, como infraestrutura, desenvolvimento, geoprocessamento, entre outras”, destacou o superintendente do Cidac, Marcos Ribeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















