Notícia no detalhe
Centro de Educação Ambiental: espaço para curtir e preservar na natureza
Diversas pessoas que frequentam o Centro de Educação Ambiental (CEA), tanto individualmente como em grupos de escolas, aproveitam o espaço de área verde do espaço, voltado à educação e à preservação do Meio Ambiente. O CEA, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, é voltado à prática de atividades que visam difundir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
São 21 mil metros quadrados de extensão, onde são oferecidos vários serviços relacionados ao conhecimento e à preservação da natureza. O CEA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 300, próximo ao Hospital Geral de Guarus.
— Recebemos visitas de várias escolas. Foram mais de 15 escolas, incluindo escolas particulares e da rede pública, além de diversas pessoas que passam pela área verde do CEA diariamente — disse a gerente do Centro de Educação Ambiental, Ingrid Manhães.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, o espaço conta com um bosque com árvores nativas e um pomar com árvores frutíferas, onde a população pode colher as frutas e levar para casa. Assim como foi realizado no Horto Municipal, as árvores do CEA também receberão placas de identificação com os nomes popular e científico de todas as espécies.
A área possui ainda, o jardim sensorial e o caminho sensitivo, desenvolvidos em parceria com o projeto “Sala Verde”, do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Na área interna, o CEA possui um miniauditório com capacidade para 30 pessoas, onde são oferecidas noções básicas de ecologia, exibição de vídeos educativos, palestras, minicursos e oficinas para visitantes, oriundos de instituições, como escolas e empresas e curso de formação da Guarda Mirim.
Os visitantes são recebidos por técnicos ambientais que apresentam o espaço e oferecem noções básicas de ecologia, exibição de vídeos e ensinam a realizar pequenas atividades diárias que auxiliam na preservação do meio ambiente. Para fazer o agendamento de visitas, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (22) 2738-1096.
O Centro de Educação Ambiental também funciona como posto de entrega voluntária de óleo de cozinha, que é trocado por detergente. A cada 2 litros recolhidos, trocamos pelo detergente. Segundo o secretário Zacarias Albuquerque, o óleo utilizado em frituras é prejudicial à natureza.
— Recebemos também, material reciclável em troca de mudas de árvores frutíferas ou de sombra. O Desapego Literário é um projeto no qual já foram doados mais de 600 livros desde sua criação — destacou a gerente do Centro de Educação Ambiental.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















