Notícia no detalhe
Grupamento de Proteção Especial da Guarda na Praça da República já inibe delitos
Por: Da redação -
Foto: Superintendência de Comunicação - 21/11/2016 - 15:49:51
Dez homens do Grupamento de Proteção Especial (GPE) da Guarda Civil Municipal, que teve sua sede inaugurada na sexta-feira (18), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), na parte interna da Praça da República, continuam com patrulhamento ostensivo de 24h em torno da Praça e, também, da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. O trabalho ostensivo faz parte do Programa Praça Segura e visa reforçar a atenção envolvendo pessoas em situação de rua e usuários de drogas naquela área, deixando a população que passa pelo local temerosa.
Essa é a primeira etapa do projeto, que tem previsão de se expandir por outras praças da cidade, como Jardim São Benedito, Jardim do Liceu, Praça Alberto Sampaio, entre outras. A base do GPE conta com sala de monitoramento com 32 câmeras e três monitores, além de sala administrativa, alojamento masculino e feminino. O operacional está a cargo da Guarda Municipal, com 10 agentes em cada turno, diariamente no local. A manutenção é de responsabilidade da Codemca.
De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal, Carlos Augusto Leão, os guardas estarão realizando o policiamento na Praça da República, 24 horas/dia. Os principais problemas do local eram uso de drogas e vandalismo, o que tirava o sossego da população. Com o patrulhamento, o caso de delitos no local vem diminuindo e, segundo a Guarda Municipal, o índice de violência já diminuiu cerca de 60%.
- Quando começamos a atuar, o pessoal já começou a desocupar a área e os indivíduos que realizavam baderna, já não estavam mais permanecendo na praça. Os moradores e comerciantes do entorno estão elogiando noss atuação – diz o comandante Leão.
Últimas Notícias adicionadas
1
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Contribuintes podem aderir ao Programa Regularize 2025 até o dia 30 de julho