Notícia no detalhe
Campos: pioneirismo na Política Nacional de Resíduos Sólidos
Campos saiu na frente de muitas cidades brasileiras no tratamento adequado do lixo com a criação, em 2009, do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) de Conselheiro Josino, mais conhecido como Aterro Sanitário, localizado na Região Norte do município. O município foi um dos primeiros do país a se adequar à Lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), antes mesmo dela entrar em vigor. Atualmente, o aterro recebe lixo coletado também dos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Lage do Muriaé, Miracema e Itaperuna.
De acordo com informações da Concessionária Vital Engenharia, o Aterro Sanitário tem vida útil de 30 anos e tem recebido uma média de 13 mil toneladas de resíduos sólidos/mês, o que ainda corresponde de 35 a 40% da capacidade mensal. A concessionária informa que o aterro foi projetado para atender todos os municípios das Regiões Norte e Noroeste Fluminense. As prefeituras estão encaminhando os lixos coletados para o aterro de Campos, através de contrato direto com a Concessionária Engenharia Ambiental.
Para se adequar à Lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), o superintendente de Limpeza Pública, Carlos Morales, informou que está concretizando o emprego dos ex-catadores por intermédio de três cooperativas criadas em parceria com o poder público municipal. “O material reciclável, recolhido através do Programa de Coleta Seletiva, é direcionado para as cooperativas, onde hoje trabalham os ex-catadores do antigo lixão, uma iniciativa que ofereceu cidadania, dignidade e oportunidade de emprego para todas essas famílias”, informa Morales.
O superintendente explicou que todo lixo úmido vai para o aterro, onde é aterrado de forma consciente. “Com isso, é produzido o chorume, que é levado para a Concessionária Águas do Paraíba, onde se torna água de reuso para lavar os calçadões públicos da cidade, evitando o uso das águas do Rio Paraíba do Sul, gerando economia”, ressaltou.
- Os interessados em participar da Coleta Seletiva, moradores ou comerciantes, podem ligar para o Programa Alô Limpeza, através do telefone 0800-2822695, ou para os telefones da secretaria: 2726-4345/2724-2158/2724-2168. A pessoa deve informar endereço, número do estabelecimento, bairro, nome e número de telefone - orientou.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















