Notícia no detalhe
DAF Promovendo Educação em Saúde no Ciep José do Patrocínio
Cerca de 400 alunos do Ciep José do Patrocínio, no Parque São Jorge, foram contemplados com ação preventiva do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (10). Eles participaram de palestras sobre prevenção ao suicídio, diabetes e hipertensão, e sobre transtornos alimentares, como bulimia, anorexia, entre outros, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
- O evento contou com apoio de estudantes de nutrição e enfermagem da Universidade Estácio de Sá, Faculdade de São Fidelis, e a Instituição Amigos do Rim. O projeto é itinerante e tem visitado diversas unidades de saúde, escolas e praças públicas também. A finalidade é prevenir doenças e incentivar o uso consciente e correto de medicamentos – explicou o secretário.
Eventos ocorrem semanalmente. Na semana passada, o doutor em Gastronomia Funcional, Luiz Castillo, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, ministrou palestra sobre na sede da Secretaria para o público diabético. Na ocasião, o farmacêutico especializado em Farmácia Clínica e Administração dos Serviços de Saúde, Marlos Ottoni, também falou sobre o Bem Estar dos pacientes diabéticos. Houve, ainda, participação dos alunos do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos.
- Durante os eventos, são ofertados, ainda, diversos outros serviços como orientação farmacêutica, orientação nutricional, aferição da pressão arterial e da glicemia; peso, altura e circunferência abdominal; índice de massa corporal (IMC) e testes rápidos de triagem para hepatite B, C e sífilis – disse Marlos.
A gerente do DAF, Bruna Araújo, destaca que, quando os pacientes atendidos durante essas ações apresentam alguma alteração de glicemia e de pressão arterial, por exemplo, ou outras patologias, são orientados e encaminhados para tratamento.
- Além disso, para proporcionar qualidade de vida ao paciente diabético insulinodependente, o DAF oferece orientação individualizada aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do projeto de Atenção Farmacêutica, que também orienta os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles aprendem sobre utilização de insulinas, seringas, tiram dúvidas, aprendem sobre a maneira correta de tomar medicamentos, como identificar efeitos colaterais e reações adversas, etc. Basta nos procurar no DAF para participar – afirmou Bruna.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 10:58:27 Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
- 25/11/2025 09:55:43 CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
- 25/11/2025 09:08:12 Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
2511 09h55CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
2511 09h08Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
2411 19h21Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















