Notícia no detalhe
Desenvolvimento Ambiental atenta às barragens da Bacia do Paraíba do Sul
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, continua atenta, fazendo acompanhamento e solicitando informações aos órgãos fiscalizadores sobre o estado de conservação de cinco barragens de mineração, situadas na região da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Há pouco mais de dois meses, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) informou que as barragens nos municípios de Miraí, Mercês, Itamarati e Santo Antônio do Grama, todos no Estado de Minas Gerais, então em conformidade, conforme auditoria externa.
O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, esclareceu que o pedido de informações foi uma das ações pautadas em março deste ano, quando o município realizou ato público lembrando os 13 anos da tragédia ambiental do rompimento da barragem de resíduos industriais de Cataguazes, em Minas Gerais. O encontro, que teve apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), foi realizado no Museu Histórico de Campos.
- O ato teve como finalidade fazer um alerta sobre a necessidade de discutir ações necessárias para evitar que novos desastres ocorram. E uma das ações foi solicitar informações, junto à Defesa Civil Nacional e ao DNPM, pois não queríamos ser pegos de surpresa como aconteceu há 13 anos, que provocou sérios prejuízos a cidades das Regiões Norte e Noroeste Fluminense – disse o secretário.
Zacarias Albuquerque divulgou as Declarações de Condições de Estabilidade nesta sexta-feira (04), um dia antes de completar um ano da maior tragédia ambiental do país, ocorrido na cidade de Mariana-MG, após o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco. “A ideia é fazer com que assuntos como este e do maior acidente ambiental do Estado do Rio de Janeiro não caiam no esquecimento. Vamos sempre estar atentos e, se necessário, buscar novos encaminhamentos para que não sejamos pegos de surpresa”, revelou.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia