Notícia no detalhe
Inscrições para alfabetizadores encerram nesta quinta
As pessoas interessadas em trabalhar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) têm até esta quionta-feira (30) para se inscrever. Trata-se do programa do governo federal desenvolvido em parceria com os municípios. Os interessados deverão preencher um cadastro, em horário comercial, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Praça Cinco de Julho, s/nº, Centro. Para se inscrever é necessário apresentar certificado de conclusão do 2º grau, comprovante de residência e documentos pessoais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de analfabetismo no Brasil é em torno de 10% da população. Segundo dados da coordenação de Educação de Jovens e Adultos EJA da secretaria, as estatísticas sobem para 25% incluindo os semi-analfabetos, pessoas que conhecem as letras, mas não conseguem ler nem escrever. O PBA tem como objetivo reduzir os índices de analfabetismo no país.
A coordenadora do (PBA), em Campos, Rutilane Campos, informou que o alfabetizador ganhará uma ajuda de custo no valor de R$ 250/mês. Ele é responsável em formar sua própria turma. As aulas poderão ser realizadas em igrejas, associações, escolas, residências, ou qualquer lugar que tenha espaço para receber os alunos. Para formar turmas, o (PBA) exige no mínimo 14 alunos na área central e oito no interior.
O alfabetizador deverá realizar 10 horas semanais, sendo oito horas presenciais com os alunos e duas para reunirão na secretaria. O encontro semanal com os alfabetizadores tem como proposta ensinar técnicas de alfabetização, receber materiais, troca de experiências, entre outras necessidades. “Para ser alfabetizado no (PBA), o aluno deverá ter mais 15 anos”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 18:58:27 Visa intensifica fiscalização e encontra bebidas falsificadas e vencidas em Campos
- 08/10/2025 18:55:49 Show de humor “A vida é Freud”, com Rick Silveira, nesta quinta no Teatro de Bolso
- 08/10/2025 16:02:37 Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
- 08/10/2025 15:27:20 Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
- 08/10/2025 14:37:07 Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
Visa intensifica fiscalização e encontra bebidas falsificadas e vencidas em Campos
0810 18h55Show de humor “A vida é Freud”, com Rick Silveira, nesta quinta no Teatro de Bolso
0810 16h02Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
0810 15h27Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
0810 14h37Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
4CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
5Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município