Notícia no detalhe
Vigésima sétima cobra jiboia resgatada este ano pelo Grupamento Ambiental
Mais uma cobra jibóia foi resgatada pelo Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal. Na sexta-feira (14), o animal foi encontrado na margem da linha, no Parque Rodoviário, próximo a um shopping da cidade. A cobra mede cerca de 2 metros e pesa 8 quilos. Segundo o comandante do GAM, Sávio Tatagiba, o resgate aconteceu através de denúncia pelo telefone 153.
- Os moradores se depararam com o animal na rua, próximo às residências e fizeram contato, solicitando o resgate. A equipe encaminhou a jibóia para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), para os cuidados veterinários. Depois será realizada a soltura, sendo devolvida à natureza – explicou Sávio Tatagiba.
De acordo com o comandante, já foram resgatadas, em quatro anos, 126 cobras em área urbana (nos quintas ou dentro das residências), entre elas, 93 jibóias. Esse ano, segundo ele, foi registrado maior número de apreensão de jibóias. São 27 até o momento, ao contrário dos anos anteriores, que foram, em média, 25 jibóias.
- O crescimento do número de solicitações de resgate de animais silvestres em residências vem demonstrando que a população tem se conscientizado da importância que esses animais representam na natureza e estão evitando matá-los, o que era uma realidade passada. Além da confiança que estão tendo no trabalho do Grupamento Ambiental - destacou o comandante do GAM, Sávio Tatagiba.
Lembrando que a caça de animal silvestre é crime ambiental à Fauna, Artigo 29 da Lei 9605/98, a Lei de Crimes Ambientais. Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a pena obtida: detenção de seis meses a um ano, e multa.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/01/2026 19:01:43 Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
- 12/01/2026 18:14:16 Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
- 12/01/2026 17:56:42 Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
- 12/01/2026 16:35:01 Segurança e Ordem Pública divulga balanço do fim de semana no Farol de São Tomé
- 12/01/2026 15:49:01 Prefeitura inaugura Policlínica da Família Dr. Henrique Oliveira nesta terça-feira
Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
1201 18h14Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
1201 17h56Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
1201 16h35Segurança e Ordem Pública divulga balanço do fim de semana no Farol de São Tomé
1201 15h49Prefeitura inaugura Policlínica da Família Dr. Henrique Oliveira nesta terça-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















