Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental registrou 402 ocorrências de janeiro a setembro
O Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal (GCM), completou quatros anos de atuação. No período de janeiro a setembro deste ano, foram 402 ocorrências atendidas, sendo 45% resgate de animais silvestres, 22% de soltura de animais silvestres, 8% apoio a outros órgãos e secretarias, 7% maus tratos a animais, 7% caça e pesca ilegal, 6% educação ambiental e 5% desmatamento e aterramento.
Foram devolvidos à natureza, no primeiro semestre, um total de 293 animais, sendo 54 mamíferos, 211 aves e 28 répteis. Animais silvestres resgatados no primeiro semestre foram 216, sendo 122 aves, 79 mamíferos e 15 répteis.
As apreensões deste ano foram 98 aves, 98 gaiolas de pássaros, 187 alçapões, 3 mil metros de rede de pesca, 18 tarrafas e 16 gaiolas de caçar lagostas.
— Os animais são levados para o Núcleo de Estudos e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde passam por avaliação veterinária e tratamento (quando necessário) até estarem aptos para a soltura — destacou o comandante do GAM, Sávio Tatagiba.
.
Ele acrescentou que desde fevereiro, devido à crise econômica que atinge o país, o Nepas está recebendo apenas animais resgatados. As apreensões estão suspensas por serem animais que requererem maior tempo em cativeiro até a soltura, incorrendo em maior custo também.
O comandante do GAM lembrou que a partir de 1º de novembro até final de fevereiro ocorre o período de defeso das águas continentais - água doce (rios, lagos e lagoas), conforme Instrução Normativa do Ibama n° 195, de 2008. Fica proibida a pesca com redes e tarrafa, podendo utilizar somente a vara de pescar.
Os telefones do GAM para denúncias de crimes ambientais ou resgate de animais silvestres são os seguintes: 153 e 27337655.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro




















