Notícia no detalhe
Farmacêuticos promovendo e protegendo a saúde no Farol
Cerca de 150 pacientes foram beneficiados pelo projeto Promovendo, Protegendo e Recuperando a Saúde, do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Saúde, no Farol de São Tomé. Farmacêuticos do setor montaram um estande na Rodoviária da praia campista e ofereceram dezenas de serviços, como orientação farmacêutica, orientação nutricional, aferição da pressão arterial e da glicemia; peso, altura e circunferência abdominal; índice de massa corporal (IMC) e testes rápidos de triagem para hepatite B, C e sífilis.
Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, o projeto é itinerante e visitou este mês, outros locais, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jamil Ábido, no Parque Nova Brasília. "A finalidade é prevenir doenças e incentivar o uso consciente e correto de medicamentos", disse.
O farmacêutico Thiago Gomes informou que muitos pacientes atendidos durante a ação apresentaram alteração de glicemia e de pressão arterial. "Eles foram orientações e encaminhamos para tratamento. Isso demonstra a importância de eventos desta natureza, que descobrem esses pacientes antes que alterações mais graves se manifestem", destacou.
A Secretaria de Saúde atende a cerca de 30 mil diabéticos, sendo 4 mil deles usuários de insulina, com uma gama de serviços. Esse público já conta com 15 polos do Programa Municipal de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia) espalhados pelo município.
Além disso, a Secretaria está implantando o primeiro Centro de Referência de Hipertensão e Diabetes de Campos, que pretende contemplar cerca de 40 mil moradores da região de Guarus. A unidade funcionará no Hospital Geral de Guarus (HGG) nos próximos meses.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















