Notícia no detalhe
CRTCA II realiza 450 Testes do Pezinho por mês
Cerca de 450 testes de triagem neonatal, mais conhecido como Teste do Pezinho são realizados mensalmente no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA II). O teste é gratuito e pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
No Teste do Pezinho é coletada uma amostra de sangue com um pequeno furo no calcanhar do bebê, que consegue diagnosticar precocemente oito tipos de doenças, como a anemia falciforme, deficiência de biotionidase, fenilcetonúria, galactosemia, glicose 6-fosfato desidrogenase, hipotireoidismo congênito, hiperplasia congênita da suprarrenal e a toxoplasmose.
Os testes estão disponíveis no Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira (CSG), em Guarus; e nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) polos I e II.
— A triagem neonatal é feita a partir do terceiro dia do bebê. No teste é usada uma pequena agulha chamada lanceta, que é totalmente esterilizada e não é reutilizável. Usamos e descartamos, pois desde o momento em que fazemos um pequeno furinho no calcanhar e colhemos o sangue do bebê, a lanceta não pode ser reutilizada — destaca a diretora do CRTCA II, Viviane Lessa.
O CRTCA II atende a crianças de 0 a 11 anos e adolescentes até 19 anos, principalmente gestantes. O CRTCA II é referência no atendimento de gestantes adolescentes. O Centro tem ginecologistas e obstetras específicos para acolher as gestantes e adolescentes que necessitam de um atendimento especial.
O Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA II) conta também com farmácia para fornecimento de medicamentos diversos que constam da rede básica. O CRTCA II tem uma equipe multidisciplinar composta por pediatra, otorrino, neuropediatra, alergista, cardiologista, nutricionista, dentistas, odontopediatra, ortodontista, assistente social, nutricionista, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, entre outros profissionais.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















