Será realizada neste sábado (17), das 9h às 12h, a Pré-Conferência Municipal de Cultura, no Museu Histórico de Campos, situado na Praça São Salvador, com a presença de moderadores, expositores e debatedores das Câmaras Temáticas previstas no decreto 282, de 30 de agosto de 2016. O objetivo é estudar a criação do Plano Decenal de Cultura para a cidade.
A informação é do presidente do Concultura, Orávio de Campos. “Por mérito da Comissão Executiva da Conferência, conseguimos reunir uma equipe de alto nível, não só composta de representantes da sociedade civil, mas também de mestres e doutores de universidades aqui instaladas, como IFF, UFF, Uenf, IseCensa e Uniflu”, destaca.
Plano Decenal – Orávio acrescenta que o Plano Decenal, previsto para os próximos 10 anos, faz parte das indicações do Sistema Nacional de Cultura, inclusive tratando as questões dentro dos princípios filosóficos de sua tridimensionalidade, na medida em que a cultura passa a ser entendida pelas suas formulações simbólica, cidadã e econômica.
Dentre as correntes estéticas, estão: a Música (Popular Erudita...); Danças (Coreografia, Balé, Street-Dance entre outras); Artes Cênicas (Teatro, Artes de Rua e Circenses); Artes Visuais (Gráficas, Fotográficas, Plásticas, Moda, Designer...); Audiovisuais (Cinema, TV, Rádio, Vídeo, Redes Sociais); Literatura (Editoras, Bibliotecas, Associações Artísticas e Literárias).
E mais: Patrimônio Histórico (História, Arqueologia, Arquitetura, Museologia, Paleontologia, Antropologia); Cultura Popular (Carnaval, Grupos Étnicas Afrodescendentes e Indígenas, Artesanato e Folclore); Espaços Alternativos e Coletivos Culturais (Animadores, Educação, Meio Ambiente e Produtores); Pesquisas (Instituições de Ensino Superior).
A Pré-Conferência antecipa as discussões a serem dinamizadas na V Conferência de Cultura, marcada para os dias 23 e 24 deste mês, sendo sua instalação prevista para as 19h da sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Campos, tendo como atrações a palestra do professor Leonardo Vasconcelos e o recital da Sociedade Musical Lira de Apolo.
Inscrições - As inscrições para o evento estão abertas, para qualquer cidadão ciente do exercício do seu pertencimento (representante de entidade civil ou não) – na recepção do Museu Histórico, onde o regulamento pode ser solicitado.