Notícia no detalhe
Secretaria de Saúde atua no Mercado Municipal no Dia do Feirante
Nesta quinta-feira (25), em comemoração ao “Dia do Feirante”, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria Municipal de Saúde realizou cerca de 300 atendimentos à população que circulava em torno do mercado municipal. A ação aconteceu das 8h ao meio dia.
Os feirantes, consumidores e demais pessoas que passaram pelo local receberam atendimento, como serviços em pesagem, cálculo do índice de massa corporal, aferição da pressão arterial e glicemia, anamnese e orientação farmacêutica sobre o uso racional de medicamentos e perigos da automedicação. E, ainda, orientação nutricional, realização de testes rápidos para hepatite e orientações sobre alimentação saudável e da importância da prática de atividade física.
Segundo a farmacêutica Bruna Araújo, gerente do DAF, os feirantes tiveram a oportunidade de checar parâmetros clínicos e conversar com os profissionais da saúde para melhorar sua qualidade de vida, além de identificar possíveis fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de doenças.
- Nos últimos anos, o DAF tem realizado eventos de Educação em Saúde para toda a população. Os serviços farmacêuticos vão de encontro aos anseios dos pacientes que buscam por atenção e melhoria na qualidade de vida. Além disso, a possibilidade de diagnóstico precoce de doenças e o estabelecimento de metas para a saúde do paciente conferem estilo e hábitos saudáveis de vida aos participante - informou a farmacêutica.
Comerciante há 40 anos no mercado municipal, Antônio Carlos Flora, mais conhecido como “Carlinhos da Flora”, ressalta que esse trabalho é de muita importância, principalmente, por se tratar dos comerciantes do mercado. “Muitos deles passam a maior parte do tempo envolvidos com o trabalho e não têm tempo para se medicar. Com essa ação eu fz a aferição da pressão arterial, a pesagem e a glicemia”, finalizou Carlinhos da Flora.
A dona de casa Roseli Peixoto, de 72 anos, morador de Ururaí, disse que é muito bom esse tipo de atendimento, porque vai de encontro à população que passa pelo mercado. “Cada um fica sabendo de suas necessidades e cuidados que devem tomar após os atendimentos”, finaliza a dona de casa. Letício Pereira Carvalho, de 85 anos, morador da localidade do Carvão, também aproveita para aferir a pressão arterial, fazer a pesagem e constatar a glicemia.
O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) fica localizado na Rua Marechal Deodoro, n° 90, no Centro. O espaço também realiza tratamento da doença de Alzheimer e Parkinson, que e uma doença neurodegenerativa, sem causa conhecida, provocada pela morte de células nervosas localizadas no cérebro, ocorrendo, desta forma, perda de um grupo de neurônios produtores de dopamina.
A doença de Parkinson não é rara e ocorre no mundo todo, acometendo homens e mulheres de todas as raças, sendo uma das doenças neurológicas mais frequentes em pacientes acima de 50 anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 15:50:58 Espaço da Oportunidade oferece 520 vagas de emprego nesta terça-feira
- 25/11/2025 15:08:08 Secretaria de Governo e IMTT traçam ações e campanhas conjuntas
- 25/11/2025 13:14:42 Programa Follow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
- 25/11/2025 10:58:27 Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
- 25/11/2025 09:55:43 CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
Espaço da Oportunidade oferece 520 vagas de emprego nesta terça-feira
2511 15h08Secretaria de Governo e IMTT traçam ações e campanhas conjuntas
2511 13h14Programa Follow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
2511 10h58Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
2511 09h55CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















