Notícia no detalhe
Apae, Apoe e Apape com atividades na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Com o Tema “O Futuro se Faz com a Conscientização”, a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (Apape) vai marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com atividades nesta quinta-feira (25), das 9 às 11h, com gincana na Associação de Proteção e Orientação Aos Excepcionais (Apoe), e na sexta-feira (26), com integração na Praça São Salvador. A Apoe está localizada na Rua Domingos Viana n° 85 no bairro Turfe Clube. Na sexta- feira (26), a programação inclui roda de capoeira na Praça São Salvador. As ações vão integrar Apape, Apoe e Apae.
No período de 21 a 28 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
No município de Campos, a Apape funciona há 17 anos e atende a mais de 200 crianças especiais. O espaço está em nova sede, na Rua Saldanha Marinho 190, Centro, e dispõe de assistentes sociais, pedagogo, psicólogos, terapeuta ocupacional, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiro nutricionista, além de musicoterapia, educador físico e professor de Artes Visuais e enfermeiros.
A unidade vem assistindo ainda, portadores de síndrome de Down, síndrome de West, paralisia cerebral, déficit cognitivo global, hidrocefalia, distúrbios neurológicos, TDHA, dificuldade de aprendizagem na fala, distúrbios alimentares, entre outros, e seus familiares.
De acordo com a presidente da instituição, Naira Peçanha, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na Apoe, juntas com a Apae e Apape, será representada por seus usuários nas paraolimpíadas com a participação de 20 atletas de cada instituição estarão participando da competição.
- Realizar esse evento para nós é muito gratificante. Vamos trabalhar com os usuários a auto estima deles, a habilidade competitiva. Há muitas coisas envolvidas. Nossos usuários precisam desse acolhimento e de estimulação. É muito importante essa integração das três instituições junto com nossos atletas. Uma vez que esse seguimento populacional já vive em uma exclusão tão grande. Fala-se muito na inclusão mas, na verdade, ela não acontece. Um exemplo são as paralimpíadas no Rio de Janeiro. Para este evento, quase não foi vendido ingresso – diz Naira.
Ela ressalta que as pessoas com deficiência têm o direito de demarcar seu espaço na sociedade. “As diferenças nos fazem maiores e pessoas melhores. Convivendo com a diferença, nós valorizamos mais a vida. Esse é o papel que, hoje, estamos tentando levar até a sociedade a voz da Apoe, Apae e Apape. Pessoas com deficiência também têm habilidades”, finalizou Naira.
O espaço dispõe de assistentes sociais, pedagogo, psicólogos, terapeuta ocupacional, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiro nutricionista, além de musicoterapia, educador físico e professor de Artes Visuais e enfermeiros.
A unidade vem assistindo ainda, portadores de síndrome de Down, síndrome de West, paralisia cerebral, déficit cognitivo global, hidrocefalia, distúrbios neurológicos, TDHA, dificuldade de aprendizagem na fala, distúrbios alimentares, entre outros, e seus familiares.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 15:50:58 Espaço da Oportunidade oferece 520 vagas de emprego nesta terça-feira
- 25/11/2025 15:08:08 Secretaria de Governo e IMTT traçam ações e campanhas conjuntas
- 25/11/2025 13:14:42 Programa Follow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
- 25/11/2025 10:58:27 Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
- 25/11/2025 09:55:43 CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
Espaço da Oportunidade oferece 520 vagas de emprego nesta terça-feira
2511 15h08Secretaria de Governo e IMTT traçam ações e campanhas conjuntas
2511 13h14Programa Follow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
2511 10h58Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
2511 09h55CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















